A Direcção Regional da Cultura, em colaboração com a Escola Básica e Secundária das Flores e com a Biblioteca Municipal de Santa Cruz, promove durante a próxima semana a realização de duas acções de formação, orientadas pela Dr.ª Marta Martins.
Estas acções de formação, destinadas a bibliotecários, educadores de infância, professores do 1º e do 2º ciclo, técnicos de biblioteca e animadores socioculturais, decorrerão nas instalações da Escola Básica e Secundária das Flores.
Assim, nos próximos dias 12 (das 19h00 às 22h00) e 14 (das 09h30 às 12h30) de Maio, terá lugar a acção intitulada “O Fascínio das Palavras: os Contos de Sophia para a Infância”, onde serão abordados os temas ligados às personagens, valores e modelos; à imagem da infância; ao papel da família e da sociedade na construção da identidade infantil; ao papel da natureza e a sua relação com o Sagrado; aos processos de sedução do leitor infantil: o maravilhoso e o fantástico; às características discursivas e recursos técnico-expressivos que visam a captação do leitor infantil.
Estes temas serão analisados a partir da leitura dos principais contos de Sophia, incluindo: O Rapaz de Bronze, A Menina do Mar, A Fada Oriana, A Noite de Natal, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta e A Árvore.
Por sua vez, nos dias 13 (das 19h00 às 22h00) e 14 (das 14h30 às 17h30), decorrerá a acção intitulada “Viagens à Volta das Palavras de Luísa Ducla Soares”, sendo analisado vários pontos, tais como: o conto: características estruturais; o conto oral e tradicional, as adaptações e as recriações; o conto contemporâneo e as matrizes tradicionais; a identificação e análise das estratégias discursivas e dos recursos técnico-expressivos; a ironia, o humor e a irreverência como recursos ao serviço da crítica social; o elogio da diferença como recorrência temática na obra de Luísa Ducla Soares; as técnicas de análise e exploração do texto literário; e a recepção leitora e práticas educativas.
A formadora, Marta Martins, é professora adjunta de Língua Portuguesa e Literatura para a Infância na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sendo licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
É formadora da DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas) e, nesse âmbito, tem orientado numerosas acções de formação de promoção e divulgação da leitura e do livro, em contextos formais e não formais de educação. Mais recentemente, colaborou no livro Dos leitores que temos aos leitores que queremos, organizado por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana e publicado pela Livraria Almedina em 2009.
GaCS/HO
Sem comentários:
Enviar um comentário