O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo de Meneses, afirmou, esta tarde, em S. Miguel, que a qualidade da água da Lagoa das Furnas está a apresentar melhorias.
Uma afirmação efectuada no final de uma visita à obra de requalificação das margens da Lagoa das Furnas, na qual enalteceu o grande investimento do Governo Regional naquela obra, tendo em vista que está a produzir bons resultados.
Esta deslocação, segundo disse, visou igualmente, averiguar o andamento das obras, que nesta altura no que diz respeito à construção civil já terminaram, e está a ser iniciada a montagem da exposição, que ficará no edifício que ali foi criado para esse efeito.
Com o fim da época das chuvas, Álamo Meneses constatou que houve grandes melhorias na qualidade da água, por isso, é importante fazer-se essa verificação e dá-la a conhecer às pessoas para que saibam que o investimento ali efectuado não é para criar um parque mas, sim, uma aposta a pensar no plano da água.
A requalificação das margens da Lagoa das Furnas contemplou, o plantio de árvores, a retirada de animais, a melhoria da drenagem e da defesa da própria imagem da lagoa, com o propósito de melhorar a qualidade da água, assegurou o Secretário Regional do Ambiente e do Mar.
Um objectivo que apenas será atingido a médio e longo prazo, uma vez que esses processos são processos longos mas, que na sua opinião, já se conseguiu atingir um processo de estabilidade da lagoa, isto é, já não está a piorar e há francas melhorias.
Assim sendo, este é um ano em que se atingiu aquele ponto em que começa a ser visível a estabilização da qualidade da água, ou seja todos aqueles aspectos essenciais de controlo da entrada de nutrientes na lagoa estão concluídos, as questões de imobilização dos solos, de protecção das margens, da retirada de fertilizantes da lagoa estão finalizados, sublinhou o governante.
Na ocasião, Álamo Meneses, frisou, ainda, que nesta matéria não há soluções instantâneas, foi já atingido um ponto de estabilização e agora resta esperar o início de um longo processo de recuperação da qualidade da água da Lagoa das Furnas.
GaCS/LM
Sem comentários:
Enviar um comentário