sexta-feira, 6 de maio de 2011

Rede Integrada de Apoio ao Cidadão já tem 49 postos e mais de 350 serviços



A Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) conta a partir de hoje com 49 lojas em todo o arquipélago, depois da inauguração, esta tarde da unidade dos Biscoitos, na ilha Terceira.

Falando na ocasião, o Vice-presidente do Governo salientou a importância deste serviço de proximidade às populações, enfatizando: “não somos nós quem o diz, são os cidadãos que dizem”.

Sérgio Ávila revelou números que considerou “impressionantes” relativos à actividade da rede nos primeiros quatro meses deste ano, a começar pelos 112.407 atendimentos efectuados, o que “dá mais de 28 mil por mês e mais de mil por dia”.

Dos mais de 350 serviços distintos que a rede oferece, neste período foram ali feitos 14.334 Cartões do Cidadão, realizados os Censos de 661 habitações, preenchidas 2.736 declarações de IRS e efectuados 58.751 pagamentos de serviços diversos.

Em média, são respondidos, de imediato 90% dos pedidos de informação, minimizando, assim, “o impacto e o congestionamento junto dos serviços centrais”, sublinhou o Vice-presidente.

Sérgio Ávila aproveitou ainda a ocasião para anunciar que a rede vai passar a dispor de quiosques virtuais, em localidades que não possuem postos com presença física de funcionários, “para tornar os serviços da RIAC ainda mais próximos dos cidadãos”.

Entre novos serviços a prestar pela RIAC conta-se a venda de bilhetes para as principais festas de Verão do arquipélago, disse ainda o governante.

Outra novidade revelada hoje por Sérgio Ávila é a introdução, em 2012, de uma nova plataforma tecnológica mais avançada e com mais funcionalidades.





GaCS/FA

Sem comentários: