domingo, 1 de maio de 2011

Toiros são património cultural na Terceira



Os toiros “fazem parte do nosso património cultural”, afirmou sábado à noite, em Angra do Heroísmo, o Secretário Regional da Saúde.

Miguel Correia falava, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, no lançamento do livro Ganadaria da Terceira – Casa Agrícola José Albino Fernandes.

Segundo acrescentou Miguel Correia – que já foi cavaleiro tauromáquico -, “já há muito que vivemos com os toiros, já os aceitámos, já fazem parte de nós” e é essa vivência que “nos engrandece como terceirenses e nos distingue enquanto açorianos”.

Falando sobre o livro agora publicado, que retrata a história “e as pequenas histórias” daquela ganadaria desde 1975, o Secretário Regional disse que, com a sua leitura, “percebemos que, para além do património cultural que o toiro representa, existe também um património afectivo”.

Esse lado emocional junta a família, os pastores, os amigos e os partidários da ganadaria, numa comunhão de “interesses e emoções” em que o toiro é o elemento central, concluiu.

A apresentação da obra, da autoria de Isabel Coelho da Silva, esteve a cargo do Director Regional do Desenvolvimento Agrário, autor do prefácio do livro.



GaCS/FA

Sem comentários: