sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Governo dos Açores reconhece importância das redes socias


Redes Sociais: Participação e Cidadania foi o tema escolhido para ser debatido, este ano, numa das sessões escolares do programa “Parlamento dos jovens”, que teve lugar ontem, na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, e que contou com a presença do Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco.



O tema abordado, segundo o diretor regional, “possibilitou a partilha de algumas informações e opiniões acerca das redes sociais".


Os trabalhos da sessão concluiram, de forma resumida, que as redes sociais são um novo fator na promoção e potencialização da participação dos jovens. "A partir do momento em que cada um deles estabelece comunicação numa rede social, emitindo uma opinião, está a participar.”


“Cabe aos decisores políticos e aos agentes ativos da sociedade saber aproveitar estas ferramentas em prol de objetivos concretos e causas relacionadas com o nosso dia-a-dia”, disse o Diretor Regional da Juventude.


Bruno Pacheco declarou, ainda, estar certo de que “os jovens, através das redes sociais, comunicam de uma forma efetiva, de uma forma diferente do que acontecia há 20 anos”.


Com o objetivo de fomentar essa participação, “o Governo dos Açores criou, também, o subprograma “Fórum Jovem” – um projeto face to face, em que a Direção Regional da Juventude vai ao encontro dos jovens, discutindo in loco as suas ambições, problemas e necessidades”, acrescentou o diretor regional.


O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país, e que inclui o ensino público, privado e cooperativo.


O programa, que culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República, encontra-se agora na sua 3ª fase, reservada à organização de debates nas escolas, à eleição dos deputados à Sessão Escolar, à aprovação do projeto de Recomendação sobre o tema e à eleição dos delegados de Escola à Sessão Regional.


Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, são alguns dos objetivos desta iniciativa.



GaCS

Sem comentários: