terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Governo investiu 1,4 milhões em bolsas de investigação científica


A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos apoiou, ao longo do ano de 2011, mais de cem bolseiros de investigação científica, nas tipologias Pós-doutoramento, Doutoramento, Licenciado, Técnicos de Investigação e Iniciação à Investigação Científica, um investimento de 1,4 milhões de euros.



Das 103 bolsas de investigação científica e de apoio à gestão, 23 são de Pós-Doutoramento e implicaram um apoio na ordem dos 530 mil euros, incluindo os valores dos seguros sociais e outras comparticipações financeiras.


Em 2011, 21 bolseiros de Doutoramento e 8 para licenciados foram apoiados pelo executivo açoriano, o que representou um apoio total de 315 mil euros, no caso das bolsas de Doutoramento, e 75 mil euros, nas bolsas para licenciados.


O maior número de bolseiros, 43 no ano passado, concorreu às BIIC – Bolsas de Iniciação à Investigação Científica, representando um apoio financeiro na ordem dos 315 mil euros. Oito estudantes solicitaram bolsas para técnicos de investigação, que representou um investimento de 60 mil euros.


De acordo com a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, foram ainda pagos mais de 85 mil euros referentes à segurança social das últimas três tipologias acima identificadas, propinas de doutoramento e outras comparticipações financeiras, nomeadamente apoio à participação de bolseiros em reuniões científicas.


Para a tutela a aposta na investigação científica é prioritária e tem vindo a incitar os investigadores a desenvolverem projectos que possam ser replicados nas empresas e que gerem valor acrescentado nos Açores.


GaCS

Sem comentários: