segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vasco Cordeiro destaca importância das obras no Porto da Madalena para o desenvolvimento do Pico


O Governo dos Açores está a proceder a um investimento na área do porto da Madalena do Pico que ascende a cerca de 25 milhões de euros e que vai “revolucionar por completo que a forma como se processa o transporte marítimo de passageiros, quer todas as outras atividades a ele associadas”, defendeu hoje o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, durante uma visita às obras de construção do novo terminal marítimo de passageiros e do núcleo de pescas daquela infraestrutura.



Vasco Cordeiro, acompanhado pelo Presidente do Governo, destacou o facto das obras atualmente em curso “permitirem dotar o porto da Madalena de outras condições para o trânsito de passageiros, mercadorias e viaturas”, salientado que esta é um intervenção “muito importante igualmente para o Triângulo: a construção da gare, com todo o cuidado em relação à segurança dos passageiros, o cais já adaptado aos novos navios ferry que vão ser construídos, e que contemplam quer o transporte de passageiros quer de viaturas são algumas das melhorias”, destacou o governante.

Além disso, destacou ainda, a intervenção que está a ser concretizada pelo Governo dos Açores “permite o reordenamento de toda a zona portuária da Madalena, com uma área dedicada a passageiros, com o espaço da atual gare dedicado à zona industrial dos Estaleiros da Madalena, a zona comercial que está a ser alvo também de uma
intervenção com as obras de reforço do molhe e contra molhe e a construção do núcleo de pescas”.

Segundo Vasco Cordeiro, “houve também o cuidado de projetar esta intervenção numa visão de longo prazo, já salvaguardando o espaço necessário para o futuro núcleo de recreio náutico”.

Ainda segundo o Secretário Regional da Economia, no que refere ao aproveitamento do espaço da atual gare de passageiros “a disponibilidade dessa área tem sido salientada pelos parceiros com quem está a ser negociado o projeto de dinamização dos Estaleiros Navais da Madalena”.

Neste momento, disse Vasco Cordeiro, “existe uma entidade que está em avançado estado de conversação relativamente ao estaleiro com uma ideia muito concreta sobre o que é necessário fazer para essa reativação, já quantificação do investimento necessário”.

Ainda segundo o governante, trata-se de uma entidade “nacional". "É um estaleiro que acabará por trazer know-how para a Madalena”, referiu.

“Entendemos que este projeto acaba por se integrar nesta estratégia global de aproveitamento do Mar e do seu potencial para a nossa economia.

Concretizando com sucesso este projeto temos todas as condições para que a ilha do Pico assuma um lugar que é seu por direito histórico neste processo da indústria naval”.


Anexos:
2012.04.02-SRE-ObrasPortoMadalena.mp3


GaCS

Sem comentários: