sábado, 1 de dezembro de 2012

Três mil plantas colocadas na arriba da Praia do Fogo


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais promoveu nos últimos dias a plantação de espécies endémicas dos Açores na arriba da Praia do Fogo, na Ribeira Quente, concelho da Povoação.

A obra de consolidação desta arriba decorre desde a primavera, tendo sido decidido plantar flora dos Açores como auxiliar à consolidação da arriba, já que as raízes destas plantas entram na terra e servem de alicerce natural.

“As plantas naturais dos Açores são as que melhor protegem as arribas porque co-evoluíram na Região. Foi por essa razão que incluímos urzes e paus-brancos, ambas endémicas, e faias-da-terra,” explicou o diretor regional para os Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, adiantando que “outras plantas, como as invasoras incenso ou chorão, teriam raízes demasiado agressivas, a primeira, ou seriam demasiado pesadas, no caso da segunda.”

Esta fase de plantação correspondeu à introdução de 2.500 urzes nos patamares do talude, enquanto na base foram plantadas faias-da-terra e paus-brancos que, no futuro, servirão como uma barreira adicional de proteção já que, nesse local,  não colocam em perigo a estabilidade dos taludes.

Os trabalhos foram dirigidos no local pela equipa do Parque Natural de São Miguel e envolveram também  elementos do Centro de Monitorização e Investigação das Furnas e do programa CTTS (Colocação Temporária de Trabalhadores Subsidiados).



GaCS

Sem comentários: