quarta-feira, 15 de maio de 2013

Promoção turística é trabalho continuado que leva tempo a produzir resultados, diz Vítor Fraga


O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje que “o trabalho de promoção turística não é um trabalho imediato", frisando que se trata de "um trabalho continuado, que leva tempo a obter resultados”.

Vítor Fraga, que intervinha num debate sobre o turismo nos Açores, na Assembleia Legislativa, lembrou que, ao longo dos anos, “tem vindo a ser efetuado um trabalho ao nível da promoção turística que tem dado resultados, na medida em que tem sido um trabalho sustentado”.

Numa referência aos números divulgados hoje pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, Vítor Fraga revelou que, no mês de Março, verificou-se “uma inversão na tendência de decréscimo que se tem verificado, tendo havido um crescimento no número de dormidas de 6,3 por cento”, para o qual contribuiu fortemente o crescimento de 37,4 por cento verificado nas dormidas com origem no estrangeiro.

Assim, frisou o Secretário Regional, a consolidação da promoção que tem sido feita no mercado externo “tem tido bons resultados”.

No que se refere ao mercado nacional, Vítor Fraga admitiu que existe “um problema”, defendendo a necessidade de “encarar os problemas de frente, uma vez que este mercado tem uma importância de 43 por cento no volume de turistas”.

“Os nichos de mercado que nos visitavam deixaram de ter capacidade económica para o fazer”, afirmou, acrescentando que, “se as pessoas deixaram de ter dinheiro, temos que ir buscar outras que nos possam visitar”.

Tendo em conta esta realidade, a aposta foi direcionada para um segmento de mercado de famílias, com idades compreendidas entre 35 e 45 anos, com crianças, que têm poder de compra e valorizam um turismo de natureza, não só contemplativa mas ativa e experiencial.

Vítor Fraga garantiu que o Executivo, em conjunto com os parceiros do setor, vai “continuar a trabalhar de uma forma sustentada, não de uma forma isolada, porque o Governo dos Açores, desde o início deste mandato tem dito que este é um trabalho que tem de ser feito em conjunto” e sempre “com quem quer contribuir ativamente para o desenvolvimento do turismo na Região”, para que o destino seja reconhecido como um destino de excelência.



GaCS

Sem comentários: