quarta-feira, 15 de maio de 2013

Governo dos Açores pretende manter qualidade dos trilhos pedestres na Região


O Diretor Regional do Turismo realçou hoje, em Ponta Delgada, que é necessário assegurar a qualidade da rede regional de trilhos pedestres, “quer do ponto de vista paisagístico e ambiental, quer do ponto de vista da segurança”.

João Bettencourt, em declarações aos jornalistas à margem da reunião da Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres, salientou que está a ser feito o ponto de situação da rede regional de trilhos pedestres, já que o inverno rigoroso provocou derrocadas em alguns trilhos, originando o seu encerramento, “o que obriga a uma alteração em alguns desses percursos”.

Segundo o Diretor Regional, há um “esforço conjunto dos departamentos de Turismo e Ambiente do Governo Regional dos Açores no sentido de se fazer a respetiva manutenção e reabrir alguns desses trilhos para os turistas que visitam a Região, nomeadamente na ilha de São Miguel, onde existem mais caminhos pedestres”.

João Bettencourt referiu ainda que a reunião de hoje pode decidir também o encerramento definitivo de "alguns trilhos que não reúnem as devidas condições de segurança”, seja porque foram cortados pelas obras das SCUT ou porque estão próximos de outros trilhos e deveriam ser ligados num só percurso.

Por outro lado, salientou que, nas Flores, devido ao mau tempo deste inverno, está a ser feita a manutenção e alteração de vários trilhos pedestres, “para que a oferta de pedestrianismo naquela ilha continue a ser de qualidade”.

“O Governo Regional dos Açores considera que o pedestrianismo é um produto fundamental, não só para os turistas, mas também para os açorianos que gostam de passeios pedestres”, salientou João Bettencourt, revelando que, até à época alta, “todos os percursos deverão estar em condições para receber os seus visitantes”.

O Diretor Regional revelou ainda que o endereço eletrónico http://www.trails-azores.com/, onde são divulgados todos os trilhos do arquipélago, está em remodelação, estimando que, até final deste mês, seja possível disponibilizar uma nova versão deste sítio na Internet, “com uma nova imagem, nova informação e a garantia de uma atualização constante”.

Atualmente, existem cerca de uma centena de trilhos homologados nos Açores, que são um dos produtos mais procurados pelos turistas que visitam a Região.



GaCS

Sem comentários: