O Governo dos Açores inicia terça-feira uma visita estatutária às ilhas das Flores e do Corvo, durante a qual será assinado um contrato que visa a exploração dos centros de processamento de resíduos e de valorização orgânica por compostagem das duas ilhas e terá lugar a inauguração da primeira fase do projeto Corvo Sustentável.
O Executivo Regional, como vem sendo hábito nestas deslocações, terá encontros diretos com as populações das duas ilhas, que poderão apresentar diretamente aos membros do Governo as questões que considerar relevantes.
No primeiro dia da visita, o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, vai visitar a obra de prolongamento do Cais Comercial do Pico, nas Lajes das Flores, num investimento superior a 1,7 milhões de euros, que aumenta em 45,1 metros o cais, permitindo melhorar as condições de operacionalidade e segurança nesta infraestrutura portuária.
Ainda neste dia, entre outras iniciativas do programa, realiza-se o encontro dos membros do Executivo com a população da ilha das Flores, estando também prevista a reunião do Governo com o Conselho de Ilha e a realização de uma reunião do Conselho do Governo.
No segundo dia desta deslocação às Flores, o Presidente do Governo visita as obras de requalificação da Reserva Florestal de Recreio ‘Luís Paulo Camacho’, que incluem a manutenção e beneficiação dos equipamentos e das zonas verdes, mas também do posto aquícola, tendo em vista a produção de cerca de 12 mil exemplares de truta arco-íris para repovoamento de ribeiras e lagoas.
Vasco Cordeiro vai ainda visitar as obras de remodelação e melhoramento do antigo edifício escolar, onde será instalada a Creche da Casa do Povo das Lajes das Flores, com capacidade para 25 crianças, e que deverá também receber um espaço de ocupação de tempos livres para crianças em idade escolar.
Ainda na ilha das Flores, o Presidente do Governo vai presidir à cerimónia de assinatura do contrato com a Resiaçores – Gestão de Resíduos dos Açores, que visa a aquisição de equipamentos para permitir a exploração em pleno dos centros de processamento de resíduos e dos centros de valorização orgânica por compostagem das Flores e do Corvo.
No dia seguinte, o Governo dos Açores inicia a visita estatutária ao Corvo, onde Vasco Cordeiro inaugura o Caminho da Várzea e o Polidesportivo, um equipamento que vem colmatar a falta de uma instalação desportiva coberta na ilha e dispõe de condições para receber também iniciativas de natureza sociocultural.
Neste primeiro dia da visita, o Governo Regional vai receber a população corvina, reunindo depois com o Conselho de Ilha, terminando o dia com a habitual reunião do Conselho de Governo.
Na sexta-feira, Vasco Cordeiro vai proceder à inauguração da primeira fase do projeto ‘Corvo Sustentável’, que visa dotar a ilha com painéis solares que permitam reduzir a dependência do consumo de gás, cujo abastecimento é dificultado no inverno pelas condições meteorológicas adversas.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário