O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje que o Executivo está a preparar um novo regime para a certificação das pessoas que exercem a atividade de ama em regime privado, numa medida que se insere no esforço para servir melhor as famílias açorianas, em especial os casais jovens.
“Numa rede de amas que já conta com 56 profissionais, o Governo prepara um novo enquadramento para a certificação de todas as pessoas que exercem esta atividade em regime privado”, afirmou Vasco Cordeiro, salientando a aposta numa “cada vez maior qualificação” das pessoas envolvidas neste serviço.
Essa melhoria ao nível da qualificação, segundo o Presidente do Governo, além de permitir que essas pessoas prestem um melhor serviço, possibilita também que os pais que recorrem a este serviço “tenham a certeza de que entregam os seus filhos a profissionais que têm determinados requisitos, que têm que cumprir determinadas obrigações para exercer essa atividade”.
Vasco Cordeiro, que falava na inauguração da creche do Centro de Apoio Social e Acolhimento (CASA) Bernardo da Silveira Estrela, na Ribeira Grande, frisou que esta aposta visa criar as condições para que as famílias açorianas tenham “cada vez melhores condições” para conciliar a sua vida profissional com a sua vida familiar.
Esta nova creche, que envolveu um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e pode acolher mais de sete dezenas de crianças, é “um bom exemplo da parceria que se pode e deve estabelecer entre entidades públicas e privadas para dar resposta às necessidades coletivas que se fazem sentir nos dias de hoje”.
A abertura da nova creche eleva para cerca de uma dezena o número de instituições que disponibilizam este serviço no concelho da Ribeira Grande, assegurando Vasco Cordeiro que o Governo Regional pretende continuar a trabalhar no sentido na melhoria das infraestruturas e da qualificação do pessoal que ali presta serviço.
Nesse sentido, apontou a construção de mais uma creche no concelho da Ribeira Grande, na Maia, em cooperação com a Casa do Povo, as novas instalações da creche e jardim-de-infância do Centro Social e Paroquial de S. Pedro, em Ponta Delgada, a construção de uma nova creche no Nordeste e em Vila do Porto, a requalificação de duas creches na ilha Terceira e uma nova creche no Faial.
“É um sinal claro de uma aposta no apoio dado às famílias, sobretudo aos casais jovens, ativos, que, tendo já filhos e uma vida profissional, vêm neste tipo de infraestruturas uma forma que pode ajudar a conciliar a vida profissional com a vida familiar, proporcionando um local com qualidade e segurança onde os seus filhos estejam durante o dia”, afirmou Vasco Cordeiro.
2013.09.02-PGR-InauguraçãoCrecheCASA.MP3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário