sábado, 7 de dezembro de 2013

Governo dos Açores considera voluntariado uma “mais-valia”

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que o voluntariado, quando incluído no currículo dos jovens, pode ser uma “mais-valia”, nomeadamente numa candidatura de emprego, porque demonstra que esses jovens são “cidadãos ativos, disponíveis e têm o sentido do outro”.

Piedade Lalanda, que falava na sessão comemorativa do Dia Internacional do Voluntariado e na abertura do Feirão de Natal das lojas Eco Solidárias, em Ponta Delgada, recordou que o Executivo açoriano promove um programa de Voluntariado Jovem, salientando a intenção de “incentivar ainda mais os jovens a participarem nesse movimento e nesse espírito de uma sociedade diferente, que pretende ser também uma sociedade mais justa”.

“O Governo dos Açores valoriza e considera de extrema importância o voluntariado”, frisou, acrescentando que “é uma expressão de cidadania ativa, de elevado valor social”.

Nesse sentido, a Secretária Regional lembrou que o Executivo, através das secretarias regionais da Solidariedade Social e da Educação, Ciência e Cultura, está a desenvolver o programa Escola + Voluntária, que visa “promover nos mais jovens” o espírito de voluntariado.

Segundo Piedade Lalanda, este programa, que se destina a jovens estudantes do 2.º e do 3.º ciclo, do secundário e do ensino profissional, já conta atualmente com mais de uma dezena de projetos candidatos.

“Nós não podemos ter adultos voluntários se os jovens também não descobrirem a importância do voluntariado”, afirmou, adiantando que, no próximo ano, o Governo dos Açores espera poder premiar projetos de “extrema importância”.

Relativamente ao Feirão de Natal das lojas Eco Solidárias, Piedade Lalanda considerou que se trata de um evento “demonstrativo das capacidades das pessoas de colaborarem, de cooperarem”.

“Quando existem boas vontades tudo é possível”, afirmou, apontando esta iniciativa como exemplo.

“Este feirão é um mercado da solidariedade, não é um feirão de produtos reciclados”, frisou, salientando que se trata de “um mercado em que a solidariedade é demonstrada pela capacidade das pessoas de cooperarem”, desde logo com a “doação de artigos, de bens”.

Atualmente, a Rede de Lojas Eco Solidárias conta com 14 parceiros, estando a Secretaria Regional da Solidariedade Social representada através do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA).

Anexos:
2013.12.07- SRSS-DiaInternacionalVoluntariadoeFeirão.MP3

GaCS

Sem comentários: