O Secretário Regional da Saúde incentivou hoje os enfermeiros a desenvolverem trabalhos de investigação no âmbito do Plano Regional de Saúde 2013-2016, aproveitando “o enorme manancial de informação” que vai estar disponível nas diversas ações a desenvolver.
“Esses estudos podem ser importantes como forma de desenvolvimento dos seus conhecimentos pessoais, para o enriquecimento do Serviço Regional de Saúde e, fundamentalmente, para benefício dos cidadãos”, afirmou Luís Cabral.
O Secretário Regional falava na sessão de encerramento do Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem (ICE 2), que se debruçou sobre “ A Investigação e a Inovação na Qualidade em Saúde”, uma ação desenvolvida pela Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, em cooperação com a Madeira e as Canárias.
No âmbito desse programa, profissionais de enfermagem desenvolvem desde 2005 estudos sobre as úlceras de pressão, envolvendo aspetos relacionados com a prevalência nos três arquipélagos e o seu impacto económico, bem como a publicação de um manual de prevenção e de um manual para cuidadores informais.
Luís Cabral enalteceu o trabalho desenvolvido e o seu interesse prático e anunciou que vão ser criados nos três hospitais dos Açores grupos de trabalho dedicados especialmente ao seguimento das úlceras de pressão, aproveitando os conhecimentos decorrentes dos estudos que têm sido feitos em colaboração com a Madeira e as Canárias.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário