quinta-feira, 13 de março de 2014

Luís Cabral assiste no Hospital da Horta a rastreios integrados no Dia Mundial do Rim

O Secretário Regional da Saúde assistiu hoje, no Hospital da Horta, aos rastreios que assinalaram o Dia Mundial do Rim, tendo destacado a “proatividade dos serviços” que permite, de uma forma preventiva, benefícios no tratamento dos doentes renais.

Para Luís Cabral, iniciativas como esta são determinantes para que as pessoas tenham “menos complicações no decurso da sua doença”.

O serviço de Nefrologia do Hospital da Horta é assegurado por um médico que se desloca do continente três semanas por mês, sendo a quarta semana coberta por médicos do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

O Secretário Regional da Saúde frisou que estão a ser desenvolvidos esforços para dotar o hospital com um especialista residente, mas salientou que o modelo atual tem dado uma resposta suficiente, “com a vantagem de permitir uma interação com profissionais de qualidade e com experiência”.

“Desta forma, garante-se uma interdisciplinaridade e um confronto de opiniões técnicas que representam um benefício para os utentes”, afirmou Luís Cabral.

Nas declarações prestadas aos jornalistas, Luís Cabral reafirmou ser intenção do Governo dos Açores dotar o Hospital da Horta com as especialidades definidas no Plano de Ação para a Reestruturação da Saúde, salientando que existem bons indícios de que a especialidade de Ortopedia “pode ter uma resolução em breve”.

“Não estamos passivamente à espera que os problemas se resolvam, estamos ativamente à procura de soluções”, frisou Luís Cabral.


Anexos:
2014.03.13-SRS-HospitalHorta.mp3
GaCS

Sem comentários: