quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Governo aposta no reforço da competitividade da Agricultura, garante Vasco Cordeiro

O Governo dos Açores está determinado em continuar a apoiar as associações de produtores e as cooperativas agrícolas de toda a Região, no sentido de as dotar das ferramentas necessárias para que possam concretizar os objetivos dos seus associados, garantiu hoje Vasco Cordeiro.

“No âmbito do apoio, quer às associações de produtores, quer às cooperativas, há uma atenção muito cuidada e muito particular da parte do Governo, sobretudo nas áreas que permitem dotar estas organizações com as ferramentas necessárias para que possam seguir o seu caminho e concretizar os seus objetivos que, no fundo, são os objetivos de cada um dos seus associados”, afirmou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro falava na inauguração, no âmbito da visita estatutária à ilha das Flores, do caminho rural dos Cedros/Tapada Nova, depois de também ter visitado as obras que estão a decorrer de construção do sistema de abastecimento de água à pecuária, investimentos superiores a meio milhão de euros.

Segundo disse, a prioridade do Governo no apoio a estas organizações agrícolas estende-se a toda a Região e, no caso particular das Flores, materializou-se com a aprovação, esta terça-feira, em Conselho do Governo, do reforço do apoio técnico à Cooperativa Ocidental.

“Esse apoio técnico destina-se, exatamente, a ajudar nas áreas da gestão para que essa cooperativa possa seguir o seu caminho e possa, no fundo, retomar o trajeto que sirva os objetivos da lavoura da ilha das Flores e do setor agropecuário regional”, salientou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo assegurou, por outro lado, que o Executivo Açoriano continua também determinado em reforçar a competitividade das explorações agrícolas de toda a Região, através de investimentos que permitam aos agricultores ficar melhor servidos ao nível dos acessos e do fornecimento de água e de energia elétrica às suas explorações.

“Essa é uma das áreas em que o Governo dos Açores tem tido uma intervenção muito significativa e que continuará ter” nos próximos anos, desde logo ao abrigo do Quadro Comunitário de Apoio que vai vigorar até 2020, garantiu o Presidente do Governo.

“Se tivermos presente a extensão de caminhos rurais e florestais que existem nos Açores - mais de 1.400 quilómetros - temos bem a noção da importância que os investimentos que têm sido realizados, e que continuarão a ser, nesta rede de caminhos assume para o setor agropecuário das nossas ilhas”, frisou Vasco Cordeiro.

De acordo com o Presidente do Governo, a competitividade deste setor e o facto de ser, cada vez mais, um contribuinte para o desenvolvimento da Região tem sido uma realidade, não através do trabalho isolado de cada um, mas sim através da parceria que se forma entre o Governo, a produção, a transformação e a comercialização, tendo sempre como objetivo a qualidade.

“É o bom resultado desta parceria que acaba, também, por contribuir para o bom resultado da Agricultura dos Açores”, afirmou.

A empreitada de abastecimento de água à pecuária nos Cedros vai beneficiar cerca de 30 explorações, distribuídas por mais de 180 hectares, enquanto a beneficiação do Caminho Rural dos Cedros, com uma extensão superior a dois quilómetros, vai beneficiar perto de 25 produtores.

Anexos:
2014.09.17-PGR-CaminhoRural.mp3

GaCS

Sem comentários: