quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Açores apostam nos carros eléctricos


O Governo dos Açores quer incentivar a utilização de carros eléctricos e, para tal, criou esta quarta-feira um grupo de trabalho para promover a mobilidade eléctrica no arquipélago. Na primeira reunião deste ano, o Executivo açoriano determinou que o grupo de trabalho tem três meses para propor um quadro legislativo e regulamentar que permita a concretização do Programa para a Mobilidade Eléctrica nos Açores (PMEA).


De acordo com o comunicado final da reunião, citado pela agência Lusa, àquele grupo de trabalho compete também a apresentação de propostas para incentivar o uso de carros eléctricos. O objectivo, para uma fase posterior, é massificar o uso deste tipo de veículos.


Relativamente aos carros que já circulam nas estradas dos Açores, o Executivo regional decidiu que estarão isentos da instalação do dispositivo electrónico de matrícula. Este dispositivo, vulgarmente designado como «chip», foi criado a nível nacional para facilitar a cobrança electrónica de portagens.


«Como não há cobrança de portagens [nos Açores], nem se prevê que venha a existir, fica prejudicada a utilidade principal do dispositivo, não sendo aceitável onerar os cidadãos e empresas com os encargos inerentes à sua instalação», salienta o comunicado do Conselho de Governo.


Fonte: IOL

Sem comentários: