sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Alunos açorianos regressam sábado da expedição à Antárctida



Os alunos açorianos Viviana Oliveira e Pedro Meneses, que venceram um concurso do Comité Português para o Ano Polar Internacional regressam, sábado, de uma aventura à Antárctida, onde representaram Portugal.

A viagem, iniciada a 25 de Dezembro, resultou do primeiro prémio alcançado pelos estudantes no ano lectivo 2006/2007 com uma maqueta sobre as consequências do degelo nas regiões polares no arquipélago dos Açores, uma trabalho de investigação realizado na disciplina de Área Projecto.

Os dois alunos, naturais da ilha do Pico, frequentavam o 12º ano na Escola Secundária das Lajes do Pico quando venceram o concurso “LATITUDE 60 – UMA VIAGEM À ANTARCTIDA”, que envolveu mais de 200 escolas portuguesas entre os anos de 2006 e 2008.

A viagem à Antarctida esteve a cargo da SOI, uma organização canadiana que todos os anos promove expedições educativas ao Árctico e à Antárctida, abrangendo jovens de todas as partes do mundo que são acompanhados por uma qualificada e multifacetada equipa cientifica nas áreas da biologia, geologia, glaciologia, história, sociologia e política.

A Antárctida é o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e índice de ventos fortes do planeta. Para muitos esta massa de terra, com mais de 14 milhões de quilómetros quadrados é vista como um grande deserto polar, já que 98% da sua área está coberta de gelo.

Os únicos portugueses a integrar esta expedição partiram de Lisboa via Madrid para Buenos Aires rumo a Santiago do Chile, seguindo para Ushaia. Aqui juntaram-se aos restantes 65 alunos e 25 participantes de todo o mundo. Além dos organizadores da SOI Antarctic Youth Expedition 2009, faziam parte da equipa investigadores e cientistas veteranos na Antárctida, acompanhantes chaperones, jornalistas e tripulação do navio. Do programa constou uma passagem pela Tierra del Fuego, os Andes do Sudoeste da Patagónia bem como o sudoeste do Oceano e a região da Península Antárctica, incluindo as ilhas South Shethland e as ilhas South Orkney.

Promover o conhecimento sobre os fundamentos polares, sensibilizar para os problemas e soluções ambientais, responsabilizar e aderir à Geração G são os pontos fundamentais desta expedição.

Dificuldades financeiras impossibilitaram que a viagem decorresse no ano em que os alunos venceram o prémio e só depois do anterior secretário regional da Educação e Ciência, Álamo Meneses, ter tido conhecimento da situação o problema foi resolvido através da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia.

No Natal do ano passado, quando tudo estava preparado para a viagem ao continente branco, o navio que os levaria rumo à Antárctida, sofreu um choque com um iceberg provocando um rombo, o que ditou novo cancelamento da expedição.

Actualmente Viviana Oliveira está a estudar Medicina Veterinária e Pedro Meneses Ciências do Desporto no continente.


GaCS/RM

Sem comentários: