quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Comissão que acompanha modelo de avaliação dos professores define calendário das próximas reuniões

A Comissão de Acompanhamento da Implementação do Modelo de Avaliação de Desempenho dos professores nos Açores decidiu hoje reunir obrigatoriamente três vezes durante este ano lectivo, com a possibilidade de agendar outros encontros caso seja necessário.

Após uma reunião de trabalho de duas horas, a Directora Regional da Educação e Formação adiantou aos jornalistas que por motivos de doença de um elemento da comissão o primeiro encontro de trabalho realizou-se hoje e não em Dezembro, como estava inicialmente agendado.

“Além desta primeira reunião haverá outra no fim do 2º período e outra no fim do 3º período”, afirmou Fabíola Cardoso, revelando que a tutela está a recolher dúvidas colocadas pelos sindicatos para esclarecê-las.

Segundo explicou, em causa estão, essencialmente, questões de natureza técnica relacionadas com progressões na carreira, que por força do descongelamento estão por definir em algumas escolas.

“O nosso compromisso é até ao fim de Janeiro as escolas terem todas as informações necessárias para que esta situação ficar resolvida”, revelou Fabíola Cardoso, acrescentando que outra das dúvidas apresentadas prende-se com decisões tomadas por algumas comissões coordenadoras da avaliação nas escolas, que no entender dos docentes estão a criar mais burocracia no sistema.

“Esta situação é de todo indesejável”, disse a Directora Regional da Educação e Formação, alegando que vai aproveitar a reunião da Comissão do Ensino Público, agendada para a próxima semana na Terceira, para esclarecer as escolas e apelar a que não se criem mais grelhas desnecessárias “para não burocratizar algo que queremos que seja essencialmente eficaz e eficiente”.

A Comissão de Acompanhamento da Implementação do Modelo de Avaliação de Desempenho dos Professores, criada pelo Governo Regional, integra, em paridade numérica, representantes da administração educativa e um representante de cada uma das organizações sindicais dos docentes com assento no Conselho Coordenador do Sistema Educativo.



GaCS/RM

Sem comentários: