quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DRaC reúne chefias para optimizar concretização da política cultural

O director regional da Cultura, Jorge Bruno, reuniu-se esta semana com as diversas chefias do departamento que dirige e respectivos serviços periféricos, em encontros destinados a optimizar a concretização da política cultural do X Governo Regional dos Açores.

Inicialmente marcadas para a ilha Graciosa durante três dias, as reuniões de coordenação tiveram que ser realizadas na Terceira, devido à falta de ligações aéreas para aquela ilha, por causa do mau tempo.

Os objectivos principais dos encontros passavam por transmitir aos serviços periféricos as principais orientações programáticas da Direcção Regional, tendo em vista uma mais eficaz concretização da política cultural do XI Governo Regional dos Açores, bem como articular procedimentos de gestão e administração, de modo a operacionalizar, uniformizar, agilizar e simplificar as relações entre a DRaC e os serviços periféricos.

As reuniões, em que participaram chefes de serviço e de divisão e os directores dos museus e bibliotecas públicas, bem como a directora do Centro de Conhecimento dos Açores, tinham, ainda, o propósito de partilhar mutuamente os objectivos, as expectativas e os condicionalismos da DRaC e dos serviços periféricos.

Outro assunto abordado prende-se com os empreendimentos em curso, nomeadamente a nova Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo e o Centro de Arte Contemporânea na Ribeira Grande, que envolvem verbas afectas ao Plano a Médio Prazo no montante global de 10,6 milhões de euros.

A obra da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo decorre dentro dos prazos previstos e com normalidade, estando prevista a conclusão para o início de 2011.

O empreendimento do Centro de Arte Contemporânea encontra-se na fase de realização do projecto.

Foram também planificadas e definidas as estratégias de actuação para os planos de actividades de 2010.


GaCS/FA/DRaC

Sem comentários: