quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Aluno mais velho dos Açores faz hoje 90 anos


Manuel Correia Soares Júnior, que hoje completa 90 anos, é um caso único na Universidade dos Açores, onde é o aluno mais velho e frequenta o segundo ano da licenciatura em Estudos Europeus e Política Internacional.

"Todos me tratam bem. Sou o mais velho de todos, até dos professores", afirmou este estudante universitário nonagenário, que admitiu à Lusa sempre ter sentido uma "inclinação para estudar".

No dia do seu aniversário, Manuel Júnior vai ser homenageado pela Universidade dos Açores, onde frequenta as aulas como qualquer jovem estudante, apesar de admitir sentir "alguma dificuldade" em acompanhar o ritmo de aprendizagem dos mais novos.

"As minhas faculdades mentais já não são o que eram", frisou, salientando que os colegas têm uma grande "vantagem" sobre ele, que é a utilização de computadores, que nunca quis ter "para não ficar em casa pregado a ele".

Apesar da idade, assegura que passa "muito tempo a estudar", tendo recordado um episódio em que ficou "três dias fechado em casa a estudar para um exame", acabou por "perder a noção do tempo" e compareceu ao exame "no dia seguinte à data marcada".

Manuel Júnior nasceu há 90 anos no concelho do Nordeste, em S. Miguel, mas salienta que sempre alimentou o desejo de vir para Ponta Delgada estudar.

"Como o meu pai não podia dar estudos a todos os oito filhos, eu disse-lhe que ia para Ponta Delgada quando chegasse a altura de fazer a tropa".

Aos 20 anos, a vontade de seguir para a maior cidade açoriana era tanta que se apresentou no quartel para ser incorporado antes da data prevista.

Acabou por aproveitar a recruta para estudar e concorreu para a polícia, guarda-fiscal, correios e regente de ensino, pelo que, quando saiu da tropa, tinha "quatro empregos à espera".

Manuel Júnior optou pelos correios, porque "ficava com as noites livres para estudar", e concluiu em Ponta Delgada o curso complementar do comércio.

Em 1966, devido a problemas de saúde da filha, emigrou para os EUA, onde trabalhou numa fábrica na produção de equipamentos electrónicos, tendo ainda frequentado a Northeast University onde tirou o curso de Engenharia Electrónica.

Depois de regressar aos Açores e já reformado, a vontade de aprender não diminuiu e frequentou vários cursos livres de aprendizagem ao longo da vida.

Um dia, tomou conhecimento da existência do Processo de Bolonha e acabou por conseguir a transferência para a licenciatura em Estudos Europeus e Politica Internacional, onde actualmente se encontra.

Manuel Júnior vive sozinho em Ponta Delgada e assegura que nunca falta às aulas, porque o seu lema de vida é "aprender coisas novas".


Fonte: JN

Sem comentários: