segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Governo actualiza estudo para combater os problemas de alcoolismo na Região

A directora regional da Prevenção e Combate às Dependências esteve hoje presente, em Ponta Delgada, na abertura de uma acção de formação realizada no âmbito dos problemas ligados ao alcoolismo, promovida pela Secretaria Regional da Saúde.

Paula Costa defendeu, na ocasião, a necessidade de se combater o problema do alcoolismo na Região, dado tratar-se, actualmente, de uma prática social e culturalmente aceite, que se tem vindo a intensificar.

A questão do álcool afecta, assim como todas as outras dependências, não só os jovens, mas também toda a população em geral, frisou a responsável.

A directora regional adiantou que, neste sentido, o Governo pretende fazer uma abordagem e uma intervenção cada vez mais precoce, de forma a adoptar estratégias eficazes para combater o problema.

Neste momento, está a ser elaborado um estudo na Região com o objectivo de actualizar os números de uma outra investigação realizada há quatro anos.

O Governo ambiciona, por isso, colocar em prática um plano de acção, de acordo com os resultados do estudo efectuado. Essa investigação irá definir as idades em que se inicia o consumo do álcool, prevendo-se a sua conclusão no 1º trimestre deste ano, assegurou Paula Costa.

A acção de formação, agora iniciada, vai abranger diversas ilhas do arquipélago, sendo ministrada por uma assessora do Instituto da Droga e Toxicodependência e direccionada para profissionais de saúde e assistentes sociais.


GaCS/BP

Sem comentários: