sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Governo apoia Dia do Cavalo na Graciosa



O Picadeiro “António Maria da Cunha”, vai ser palco, este sábado, do Dia do Cavalo, uma iniciativa patrocinada pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas no âmbito das actividades da Associação Equestre Graciosense (AEG).

A iniciativa pretende impulsionar e desenvolver a actividade equestre, bem como exaltar a sua importância económica, com a finalidade de valorizar a criação cavalar, promovendo a actividade e o fomento da diversificação agrícola e rural nos Açores.

Do programa do “Dia do Cavalo” na Graciosa, destaca-se a realização de um passeio equestre aberto a todos os interessados que pretendam participar, aproveitando-se para simultaneamente chamar à atenção para a valorização dos produtos locais/rurais da ilha.

Pelas 12h30 haverá uma Missa Campal e bênção da padroeira da AEG, Nª Sr.ª da Ajuda, no Picadeiro “António Maria da Cunha”.

A partir da 14h00m, realizar-se-ão diversas actividades hípicas e pedagógicas ligadas à escola equestre da AEG, estimulando a actividade cavalar e a participação dos mais novos através da prova do “Baptismo a Cavalo”, aberto a toda a comunidade juvenil que queira pela primeira vez montar a cavalo.

Esta iniciativa divulga o cavalo e a sua produção, reforça o saudável convívio que conjuga actividades agrárias com valorização rural, desenvolvendo a economia local e contribuindo para impulsionar a modernização da diversificação agrícola na Graciosa.

Recorde-se que a Região Autónoma dos Açores constitui-se como Fundador da Fundação Alter Real, cujos objectivos pretendem contribuir para a consolidação da fileira económica do subsector equino na Região, nas vertentes da produção, registo e identificação de equinos, melhoramento genético, sanidade animal e do ensino e formação profissional.

Ficou também assegurada a cooperação técnica e institucional no sentido de constituir nos Açores uma plataforma especificamente destinada à exportação de equinos para países terceiros, nomeadamente para os Estados Unidos da América.


GaCS/MS

Sem comentários: