sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Governo dos Açores expressa satisfação com atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao oceanógrafo Mário Ruivo

O secretário regional do Ambiente e do Mar expressou hoje, na Horta, o “grande agrado” do Governo dos Açores pela atribuição do grau de Doutor Honoris Causa pela academia açoriana ao oceanógrafo português Mário Ruivo.

“Este reconhecimento que lhe é dado pela Universidade dos Açores é um tributo merecido e é também uma contribuição dos Açores para o reconhecimento do mérito excepcional de uma carreira que honrou a Ciência portuguesa”, disse Álamo Meneses.

Em declarações à margem da cerimónia de outorga das insígnias daquele grau académico, na qual participou em representação do presidente do Governo, o secretário do Ambiente e do Mar considerou tratar-se de um “reconhecimento justo a uma pessoa que tem uma extraordinária relevância no panorama oceanográfico português e europeu”.

“O Professor Mário Ruivo – um homem cujo currículo é sobejamente conhecido – tem uma extraordinária relevância quer na fundação da Oceanografia em Portugal e na sua afirmação enquanto disciplina científica, quer também na projecção de Portugal no Mar e nos Assuntos do Mar”, observou ainda Álamo Meneses.

O governante açoriano relevou igualmente a circunstância da atribuição deste grau académico contribuir para “reforçar a ligação dos Açores e da sua universidade à temática do Mar”, bem como a centralidade do arquipélago “enquanto região oceânica e enquanto região que considera que o seu futuro passa essencialmente pelo Mar”.

A Laudatio em honra do mais recente Doutor Honoris Causa da Universidade dos Açores, que amanhã celebra o seu 34.º aniversário, foi proferida pelo ex-presidente da República e ex-presidente da Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos, Mário Soares.


GaCS/FG

Sem comentários: