quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Governo lança concurso de limpeza pública aberto a todas as juntas de freguesia da Região



O Governo dos Açores anunciou hoje o lançamento de um concurso de limpeza pública dirigido a todas as freguesias do arquipélago com o objectivo de promover, até final de Agosto, a remoção geral dos resíduos não controlados.


Denominado “ECO Freguesia: freguesia limpa”, o concurso é uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e, nesta sua primeira edição, pretende “reconhecer e distinguir os esforços das freguesias, em colaboração com as populações, nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos” nos espaços públicos.

Na apresentação do concurso, que decorreu hoje no Jardim Botânico do Faial, o secretário do Ambiente e do Mar definiu o projecto como “um convite para termos a freguesia onde vivemos mais limpa” e um desafio para que as juntas de freguesia, em colaboração com o voluntariado, obtenham algum grau de distinção e sejam premiadas nos seus esforços a favor de um melhor ambiente.

Para algumas freguesias, que ainda têm um longo caminho a fazer nesta área, trata-se sem dúvida de “um grande desafio”, admitiu Álamo Meneses, adiantando todavia que o esforço será bem menor para aquelas que, tendo já investido no passado, “estão já neste momento numa situação muito favorável”.

Segundo afirmou, o concurso, ao qual será também associado futuramente um programa de educação ambiental, é exigente e não se destina propriamente a premiar toda a gente.

Para além do reconhecimento público, a Secretaria do Ambiente oferece ainda às juntas de freguesia um acompanhamento que passa por receber os resíduos que forem retirados, ficando o Governo encarregue de os remeter para o seu destino final, esclareceu Álamo Meneses.

A inscrição, voluntária e gratuita, neste concurso, que é exclusivamente destinado às juntas de freguesia, decorre até 12 de Fevereiro e poderá ser feita através do endereço electrónico
ecofreguesia@azores.gov.pt ou do fax 292 240 901. Entre 15 de Fevereiro e 12 de Março, decorrerá a primeira visita por parte do júri de avaliação.

As juntas de freguesia concorrentes deverão proceder, até 31 de Agosto, à retirada de todos os resíduos dos espaços públicos, decorrendo, entre 1 e 30 de Setembro, a visita final do júri de avaliação.

A divulgação das juntas de freguesia distinguidas neste concurso acontecerá no mês de Outubro e a entrega dos prémios terá lugar em Novembro, durante uma gala regional, no âmbito da Semana dos Resíduos.

Aos vencedores serão atribuídos um certificado e uma bandeira que a junta de freguesia poderá hastear durante um ano.



GaCS/FG

Sem comentários: