quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Intervenção do secretário da Presidência na apresentação da Imagem Gráfica “Açores – Região Europeia do Ano 2010”



Texto integral da intervenção do secretário regional da Presidência, André Bradford, proferida hoje na conferência de imprensa destinada à apresentação da Imagem Gráfica “Açores – Região Europeia do Ano 2010”, realizada no auditório do pavilhão da Feira Internacional de Lisboa (BTL).

“A apresentação da imagem promocional associada à designação dos Açores como Região Europeia do Ano 2010, que agora presenciaram (e que estará patente durante toda a presente edição da Bolsa de Turismo de Lisboa), marca simbolicamente o início de um percurso que ao longo deste ano dará aos Açores o devido destaque enquanto parcela do território europeu de vocacão atlântica e, em que pretendemos potenciar o conhecimento sobre a sua história, riqueza natural, gentes e cultura

Quisemos, com o logótipo que agora ficaram a conhecer, destacar o lugar dos Açores no mapa europeu, remetendo para a evidência geográfica – tantas vezes menosprezada ou mesmo esquecida - de que a nossa Região, independentemente de poder ser o extremo inicial ou final da Europa, consoante se olhe de Ocidente ou de Oriente, será sempre o centro do mundo Atlântico, cruzamento euro-americano, confluência necessária do mundo ocidental.

O poeta e escritor americano John Updike, de passagem pelos Açores, do convés de um navio que se perfilava junto à costa sul de S. Miguel, reconheceu-o e descreveu as nossas ilhas como

enormes raízes de lava
que nos prendem firmes
a meio do atlântico

Com os Açores, a Europa chega mais longe no Atlântico, avizinha-se do Continente Americano e ganha dimensão a Ocidente.

Com os Açores, a Europa amplia a sua escala e projecta o seu território marítimo de forma inigualável em todo o continente.

Com os Açores, a Europa vê enriquecida a sua diversidade biológica e o património natural que lhe está associado.

Com os Açores a Europa fundamenta melhor a sua ambição de relacionamento político e cultural aberto com outros países e territórios, como acontece, a este, com os Estados Unidos e o Canadá, e a Sul, com a América Latina e Cabo Verde.

Somos, pois, em todos esses sentidos, uma região credora na nossa relação com a Europa e temos orgulho de sermos um território preservado, autêntico e distinto do continente europeu – e é isso que queremos mostrar aos outros.

Importa, por isso, aproveitar a oportunidade que nos é dada com a atribuição da designação de Região Europeia do Ano para, num esforço conjunto e agregador das entidades públicas e privadas da Região, dar a conhecer e, assim, fazer reconhecer estas nossas mais-valias, integrando-as também no esforço de promoção da Região enquanto destino turístico de apelo diferenciado.

Temos consciência de que muitos europeus só conhecem os Açores de nome e que precisam conhecer-nos também, e pelo menos, de vista, para que depois possam passar de conhecidos a amigos dos Açores.

Iremos, por isso, iniciar, no final do corrente mês, o programa específico Açores - Região Europeia do Ano 2010 em Bruxelas, no coração da Europa dos nossos dias, reunindo decisores comunitários, académicos, representantes institucionais e de outras regiões europeias para debatermos e divulgarmos o nosso processo de desenvolvimento sustentável e o nosso potencial .

Mas - e esta é também a oportunidade para o reconhecermos – somos igualmente uma região devedora da Europa, da sua história, da sua cultura e da sua tradição, bem como do processo de construção da Europa comunitária, factos que também devem ser celebrados ao longo de 2010.

Por isso, o programa de actividades da Região Europeia do Ano, que será apresentado de forma mais ampla em Fevereiro, incluirá também uma vertente de celebração da Europa nos Açores e junto dos açorianos.

Quase todos os açorianos reconhecerão sem esforço o peso dos apoios e da regulamentação comunitária no dia-a-dia da nossa Região, mas a nossa vivência enquanto região europeia, a nossa proximidade histórica, sócio-cultural e até mesmo emocional com a Europa, precisa ser estimulada e celebrada, e 2010 será também o momento ideal para que tal aconteça.

Em suma, ser Região Europeia do Ano em 2010 é, para os Açores, motivo de honra, orgulho e responsabilidade; razão para celebrarmos mas também para reflectirmos; ocasião para nos promovermos mas também oportunidade para crescermos enquanto comunidade.

Não posso deixar de aproveitar ainda esta ocasião para, terminando, destacar a disponibilidade que encontramos por parte das várias instituições, empresas e entidades que já contactamos para se associarem, na medida das possibilidades de cada um, a este projecto comum e dele fazerem um único e de relevância regional e nacional.

Agradeço, por isso, aos patrocinadores oficiais aqui presentes e, por essa via, apelo a todos para que este ano se faça um esforço particular para mostrarmos o melhor de nós a todos quantos nos procurarem ou visitarem.”


GaCS/SRP

Sem comentários: