sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ligações marítimas entre as ilhas do Grupo Central reforçadas a partir de hoje com entrada em vigor de novas Obrigações de Serviço Público




Entraram hoje em vigor as novas Orientações de Serviço Público para o transporte marítimo entre as ilhas do Grupo Central.

O novo modelo definido pelo Governo dos Açores permite a realização de mais ligações, maior capacidade na oferta de lugares e novas tarifas com reduções de preço para famílias numerosas e para idosos.

Segundo o secretário regional da Economia, o modelo agora implementado “concilia a estratégia do Governo com a confiança que os açorianos têm dado à opção pelo transporte marítimo de passageiros e com os objectivos de melhoria que devem orientar qualquer alteração ao modelo actualmente vigente”.

Estão igualmente, segundo Vasco Cordeiro, criadas “as condições para que o transporte marítimo de passageiros continue a crescer no Grupo Central e a responder às solicitações, bem como às expectativas, da população das ilhas do Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira”.

Este novo modelo representa, por isso, “mais um passo na concretização de uma opção estratégica consentânea e coerente com a importância que o transporte marítimo de passageiros assume numa região insular como a nossa”, destacou o governante aquando da apresentação do concurso público para a prestação deste serviço.

Assim, na rota Horta / Madalena / Horta, passarão a realizar-se, pelo menos, 4 ligações diárias de ida e volta de Segunda a Sábado e 3 ligações diárias de ida e volta aos Domingos e feriados, de 1 de Outubro a 31 de Maio. Serão ainda realizadas 6 ligações diárias de ida e volta, nos meses de Junho e Setembro e 8 ligações diárias de ida e volta nos meses de Julho e Agosto, o que significa a realização de mais duas ligações diárias nesta rota durante os meses de Julho e Agosto.

Na rota Horta / S. Roque / Velas / S. Roque / Horta, serão realizadas, pelo menos, 1 ligação diária de ida e volta de 1 de Outubro a 31 de Maio e 2 ligações diárias de ida e volta de 1 de Junho a 30 de Setembro. Também neste caso regista-se um aumento significativo no número de viagens realizadas, nomeadamente com a introdução de uma viagem diária durante todo o ano, bem como do reforço da operação durante os meses de Verão. É, igualmente, alargado o período em que se realizam duas viagens diárias.

Por fim, na rota Horta / S. Roque / Velas / Calheta / A. Heroísmo / Santa Cruz da Graciosa / Angra Heroísmo / Calheta / Velas / S. Roque / Horta, serão realizadas, pelo menos, 4 ligações semanais nos meses de Junho, Julho e Setembro e 5 ligações semanais no mês de Agosto. É, desta forma, alargado o serviço à primeira quinzena de Junho e à última quinzena de Setembro, sendo também aumentada a frequência em mais uma viagem semanal.


GaCS/NM

Sem comentários: