quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

“Desenhos de Viagem 1998 – 2010” patente ao público até 8 de Janeiro em Ponta Delgada



Foi inaugurada ontem a exposição “Desenhos de Viagem 1998-2010”, da autoria do arquitecto Rui Goulart de Almeida, com o apoio da Presidência do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. O evento contou com as presenças do Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Rui Bettencourt, e de Luísa César, em representação institucional e pessoal do Presidente do Governo, Carlos César.

Para Rui Bettencourt, a exposição “é uma viagem magnífica que Rui Almeida nos proporciona através de vários desenhos de linhas muito puras, desde o Faial até Roma, passando por Nova Iorque, São Miguel e outras ilhas dos Açores. Em poucos traços, Rui Almeida consegue captar o essencial e através do seu desenho transmiti-lo”.

A exposição é constituída por 111 “croquis”, em tamanho A4, que resultam de viagens realizadas por Rui Goulart de Almeida entre 1998 a 2010 e que, segundo o autor, "tentam fixar formas, estares e memórias do nosso legado patrimonial, que nos define e caracteriza como seres individuais e como um povo-singular e específico".

“Desenhos de Viagem 1998-2010” vai estar patente ao público até ao dia 8 de Janeiro, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

Natural da freguesia da Fajã de Cima, em São Miguel, Rui Goulart de Almeida viveu e estudou nos Estados Unidos da América onde iniciou os seus estudos em Arquitectura. Licenciou-se em Arquitectura em 1989, na Faculdade de Arquitectura de Lisboa (Universidade Técnica de Lisboa) e em 2008 obtém o grau de Mestre em História da Arte na área de Urbanismo e Arquitectura.

Concebeu mais de trezentos projectos, nos Estados Unidos da América, nos Açores e em Lisboa, com um grande número de obras executadas. Desenvolve ainda actividade de Design Industrial e Design Gráfico. Já expôs os seus trabalhos de Arquitectura nos Açores e em Lisboa e já publicou nas revistas “Arquitecti” e “Arquitectura e Vida”.



GaCS/SM

Sem comentários: