sábado, 18 de dezembro de 2010

Ir onde ninguém ainda foi



A Universidade dos Açores (UAç) anunciou este sábado a entrada em testes de um novo equipamento de recolha de imagens desenhado por investigadores da academia que permitirá explorar áreas da zona económica exclusiva do arquipélago ainda desconhecidas, escreve a Lusa.


A nova ferramenta, desenhada e construída por investigadores do Departamento de Oceanografia e Pescas da UAç em pareceria com uma empresa local, foi concebida para poder recolher imagens em fotografia e vídeo até 1500 metros de profundidade, garantindo condições para a «exploração de grande parte da ZEE açoriana até agora praticamente inacessível», adiantou a universidade.


Construído no quadro do projecto de Condor, que contempla a instalação no monte submarino com o mesmo nome localizado a 10 milhas da costa da ilha do Faial, o «lander de imagem» projectado pelos investigadores açorianos deverá começar a operar em 2011.


Coordenado pelo Departamento da Oceanografia e Pescas da academia açoriana, o Condor envolve a participação de várias instituições nacionais e estrangeiras ligadas às pesquisas oceânicas, projectando o estudo e a monitorização a longo prazo dos ecossistemas dos montes submarinos nos Açores.


Para a sua realização, o Governo Regional decidiu interditar a pesca no banco Condor entre 1 de Junho deste ano e 30 de Abril de 2012.


Fonte: IOL

Sem comentários: