quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lucas Biernacki, da Irlanda, foi o grande vencedor do “Clic Açores”




O concurso “Clic Açores – Prémio de Fotografia para Turistas”, que decorreu durante o ano de 2010, “promoveu as ilhas dos Açores de um modo inovador, pondo em evidência, na perspectiva de quem nos visita, a identidade açoriana no contexto europeu” - afirmou hoje o Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.

Rodrigo Oliveira falava numa conferência de imprensa, promovida em conjunto com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores e com a presença do seu presidente, José Franco, para apresentação dos trabalhos vencedores da iniciativa “Clic Açores”, integrada na programação "Região Europeia do Ano 2010".

O “Clic Açores” teve mais 1240 fotografias submetidas a concurso, facto que “superou largamente as expectativas da organização, não só em termos de números, como, acima de tudo, pela grande qualidade das imagens, que nos transmitem uma visão dos Açores que vai muito para além dos postais turísticos habituais”– afirmou Rodrigo Oliveira.

“Era precisamente isso que se pretendia: promover a atenção e a reflexão daqueles que nos visitam, incentivando-os a um olhar mais atento sobre os Açores, à observação para além do imediato e, após o regresso a casa, à escolha das imagens mais marcantes, reflectindo sobre o seu significado”.

O concurso “Clic Açores – Prémio de Fotografia para Turistas” foi lançado, em Janeiro de 2010, na Bolsa de Turismo de Lisboa, e esteve aberto à participação de cidadãos europeus não residentes nos Açores até ao final do passado mês de Novembro. Concorreram mais de 240 turistas, da Rússia a Portugal continental, da Noruega e Dinamarca à Itália, passando pela Irlanda, Reino Unido, França, República Checa, Polónia, Suíça, Alemanha e Espanha, os quais, segundo Rodrigo Oliveira, “captaram imagens originais de paisagens, mas também do nosso património edificado, de costumes e tradições, das actividades económicas tradicionais, das características diferenciadoras da realidade açoriana”.

Lucas Biernacki, da Irlanda, foi o grande vencedor do “Clic Açores” e terá como prémio uma viagem de regresso e estadia aos Açores, para um destino diferente daquele que visitou em 2010. O trabalho seleccionado pelo Júri, captado na montanha do Pico, intitula-se “Dreamwalk”, título que, na opinião de Rodrigo Oliveira, “reflecte a própria essência do destino turístico dos Açores: - um passeio de sonho”.

Na Conferência da Imprensa, foram ainda apresentadas as 40 melhores fotografias a concurso, de entre as quais seis menções honrosas, atribuídas aos trabalhos dos cidadãos italianos Walesa Porcellato ( “Waiting Santo Cristo”, São Miguel ) e Marcos Suárez Gutiérrez ( “Rosso”, Pico ), aos portugueses Luís Felgueiras ( “Portas de Ponta Delgada - Aberto 365 dias ao ano” ) e Abílio Dias ( “Olhar de Baixo”, Faial ), ao francês Manfred Grözinger ( “Whaler”, Pico ) e ao polaco Herman Maciej ( sem título, São Miguel ).

O concurso “Clic Açores – Prémio de Fotografia para Turistas” foi uma iniciativa do Governo dos Açores e da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, integrada na programação da “Região Europeia do Ano 2010”, da qual resultará, no próximo ano, a edição de um livro, bem como a organização de uma exposição, contemplando as melhores fotografias.

Os resultados finais e fotografias seleccionadas podem ser consultados em
http://www.azores.gov.pt/.



GaCS/GSsRAECE

Sem comentários: