segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Governo aposta na reformulação do sistema de informação aos jovens nos Açores



O Secretário Regional da Presidência declarou hoje, na inauguração do Gabinete de Assessoria ao Jovem de Rabo de Peixe e apresentação da Plataforma de E-Learning no âmbito do SIJA, que este “é um passo importante que o Governo dos Açores dá no sentido da evolução da política de juventude, permitindo aos jovens uma nova realidade no acesso à informação”, acrescentando que “fica, assim, alargada a oferta desta nova rede, mais um passo no processo de reformulação do sistema de informação aos Jovens dos Açores”.

André Bradford recordou que a anterior rede de postos de informação juvenil “assentava, basicamente, na oferta de acesso às novas tecnologias de informação, onde se procurava responder às dificuldades que os jovens tinham no acesso a essas tecnologias”, lembrando, todavia, que esse modelo, com “o evoluir dos tempos”, se tornou “desadequado, quer porque os jovens passaram a ter acesso a essas tecnologias na escola e em casa, quer porque as suas preocupações evoluíram no sentido de procurar junto das entidades públicas outro tipo de resposta”.

Os Gabinetes de Assessoria aos Jovens são, para o responsável pela tutela da política de Juventude, “a evolução do entendimento que tínhamos antes, reinventando o conceito, no sentido de responder melhor às necessidades dos jovens açorianos e, ao mesmo tempo, alargar a acção ao máximo de entidades parceiras que actuam na área da juventude e mesmo a algumas que não actuavam nesta área”.

André Bradford não tem dúvidas que, sendo este modelo uma “evolução positiva”, ele “é necessariamente mais complexo e, por isso, também, mais lento de implementar”. Mesmo assim o governante está convicto de que “esta é a resposta mais adequada e aquilo que os jovens esperam e procuram quando contactam as entidades públicas”.

Para o Secretário Regional da Presidência “não compete aos poderes públicos ter apenas uma resposta, é preciso que ela seja divulgada e é preciso que seja fácil a interacção dos jovens com o departamento que desenvolve as políticas de juventude”, e sublinha: “é nosso dever criar mecanismos que facilitem essa comunicação”.

Os jovens, na opinião do membro do executivo açoriano, “estão especialmente vocacionados para acederem à informação através dos meios mais modernos”, e portanto, salienta, a resposta do Governo não podia ser outra, ao utilizar os meios tecnologicamente mais avançados para “criar plataformas que sejam instrumentos facilitadores e multidisciplinares”.

André Bradford anunciou que esta rede de Gabinetes de Assessoria aos Jovens, em 2011, “vai ser alargada e chegará a outras ilhas”, sublinhando que a “sua evolução depende, também, da receptividade das autarquias e das parcerias que se possam estabelecer a nível local”.



GaCS/LFC

Sem comentários: