domingo, 19 de dezembro de 2010

Governo apoia solidariamente os mais necessitados e rejeita quem visa “beliscar” a autonomia açoriana




O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos presidiu ontem ao convívio de Natal promovido da Casa do Povo da Maia, altura em que anunciou que o Governo dos Açores irá lançar, no próximo ano, o projecto futura creche, sede da casa do povo e centro de dia de idosos, um investimento público importante para a dinamização da freguesia.

O governante acrescentou que o Plano e Orçamento para o ano de 2011 afectou 25 milhões de euros às questões de solidariedade social, “o Governo de César fez isso porque tem uma noção clara de que é preciso continuar a proteger e a apostar naqueles que merecem ter uma terceira idade mais cuidada, mais protegida e com situações que lhes garantam mais conforto e bem estar”.

De acordo com José Contente, nos Açores prevalece uma sociedade que gosta e quer continuar a tratar bem os seus idosos, sublinhando que os governos presididos por Carlos César têm tido, ao longo da sua trajectória, “um cuidado especial com aqueles que nos deixam na Região um grande património, valores e ensinamentos para as gerações mais novas”.

O governante dirigiu elogios à coragem dos governantes açorianos porque lutam pela defesa das famílias e teceu críticas aos que continuam a querer “beliscar” a autonomia açoriana.

“Nos Açores temos que nos defender muito porque, se temos amigos, também temos pessoas que não defendem os Açores nem cá dentro muito menos fora da Região. Por isso, temos que reforçar a nossa coesão, a nossa união e a nossa capacidade de resistir a tudo o que são pressões de quem nos quer governar quando somos nós que temos a responsabilidade e a legitimidade democrática de auto-governo, e esse é um princípio do qual nós não devemos ceder a nenhuma pressão ou ingerência de algum modo vise beliscar a nossa autonomia”, referiu José Contente.

A propósito, disse ainda que há quem diga “era o que falta” o Governo dos Açores poder ajudar mais um conjunto de pessoas, “é preciso ter coragem para enfrentar aqueles que, não estando de acordo, gostam de funcionar como nossos polícias quando nós sabemos que há outras situações neste país que precisam muito mais de polícias do que nós porque são indiscutivelmente mal educados e mal comportados, os açorianos não o são”, acrescentou.

À população da Maia o Secretário Regional manifestou indignação pela tentativa de alguns de “puxões de orelhas” à governação açoriana que tem por objectivo ajudar as famílias e contribuir para o desenvolvimento da Região.

José Contente destacou e elogiou o papel da Casa do Povo da Maia, definindo-a como uma entidade que se preocupa com os idosos, sublinhando a atitude reivindicativa junto das entidades que têm por obrigação o investimento público e conseguindo, desta forma, novos projectos de maior dimensão para o desenvolvimento da freguesia.

O governante desejou ainda votos de Boas Festas aos presentes, reforçando o desejo e o espírito de união, a capacidade para ultrapassar as dificuldades e ajuda a quem mais precisa. “Foram estes os princípios que os idosos nos ensinaram e nos ensinam e a nossa presença aqui é o reconhecimento e a homenagem a todos quanto tiveram estes valores na sua vida e souberam transmiti-los às suas gerações e fazem dos Açores um lugar bom para viver”, concluiu.



GaCS/VS

Sem comentários: