segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Luiz Fagundes Duarte reafirma que é suficiente número de docentes de apoio

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura reafirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que “é suficiente” o número de professores e de educadores de apoio a alunos com necessidades especiais de ensino nos Açores.
“O sistema de distribuição de professores de apoio é suficiente e até, em alguns aspetos, mais do que suficiente para as necessidades” que foram transmitidas, oportunamente, pelos estabelecimentos de ensino, afirmou Luiz Fagundes Duarte.
O Secretário Regional, que falava no final de uma reunião com dirigentes do Sindicato dos Professores da Região Açores, revelou que a tutela tem no terreno uma equipa a verificar as "condições” em que os alunos estão a ser considerados como tendo necessidades especiais de ensino.
Luiz Fagundes Duarte manifestou, no entanto, abertura para que, em casos pontuais devidamente comprovados, se proceda à possível “deslocalização” de um docente de apoio de uma escola para outra eventualmente mais necessitada, adiantando, por outro lado, que está a ser estuada a possibilidade de, no próximo ano, se proceder à abertura de um concurso externo para professores.
Isto apesar de, neste momento, todas as unidades orgânicas terem os lugares de quadro preenchidos, frisou Fagundes Duarte.
Segundo o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, se, como algumas forças políticas desejam, se procedesse à adequação dos lugares de quadro nas escolas dos Açores “teríamos que reduzir o número de vagas”.
Esta matéria está, contudo, em estudo e, em devido tempo, será objeto de diálogo com os diferentes parceiros, reafirmou.
Luiz Fagundes Duarte destacou, a propósito, o papel dos sindicatos dos professores, que considerou serem “parceiros imprescindíveis" para o sistema educativo dos Açores e para as políticas de educação na Região.

Anexos:
2013.10.21-SRECC-SindicatoProfessoresRegiãoAçores.mp3
GaCS

Sem comentários: