quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Açores com a maior capacidade de renovação de empresas no conjunto do país

O Vice-Presidente do Governo dos Açores reagiu positivamente aos dados mais recentes sobre as taxas de constituição de empresas por cada dissolução natural ocorridas em Portugal.

O “Barómetro Empresarial” de outubro, publicado terça-feira pela Informa D&B, indica que os Açores apresentaram, nos últimos 12 meses, um índice de renovação que se traduz pela constituição de 3,9 empresas por cada uma dissolvida.

“Estamos a assistir nos Açores, neste momento, a um fenómeno muito significativo de capacidade de criar novas empresas e de desenvolver o empreendedorismo”, afirmou Sérgio Ávila, num comentário a estes dados.

O governante acrescentou, no entanto, que “o importante é dar condições e orientar essas novas empresas para que tenham capacidade de criarem emprego e de, com isso, fazerem um aumento da sua qualificação empresarial e, particularmente, da sua competitividade.”

O “Barómetro Empresarial” revela que, em comparação com os 3,9 dos Açores, a região de Lisboa, a mais rica do país, apresenta uma taxa de 2,1 e a Madeira de 1,3, sendo a última no conjunto nacional.

No mesmo período, foram criadas 504 empresas nos Açores, numa dinâmica que se manteve nos primeiros nove meses de 2013, em comparação com igual período de 2012, e no qual os Açores apresentaram as maiores taxas de crescimento de constituição de novas empresas de Portugal.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: