terça-feira, 5 de novembro de 2013

Candidaturas ao Programa de Incentivo ao Associativismo Juvenil decorrem até 30 de novembro

A Direção Regional da Juventude anunciou hoje que as candidaturas ao Programa de Incentivo ao Associativismo Juvenil ( PIAJ) estão abertas até ao último dia do mês de novembro.

O PIAJ, um dos sete programas integrados no sistema de incentivos às associações juvenis, pretende apoiar o desenvolvimento de atividades das associações juvenis e respetivas federações e das entidades e organismos equiparados a associações juvenis.

Este programa desenvolve-se em duas modalidades de apoio, nomeadamente o apoio financeiro anual e o apoio financeiro pontual, a que podem concorrer as associações juvenis e as federações de associações juvenis sedeadas na região, mas também as organizações nacionais com representatividade na Região Autónoma dos Açores.

Podem ainda concorrer ao apoio financeiro pontual as entidades sem fins lucrativos, de reconhecido mérito e importância social, que desenvolvem atividades destinadas a jovens.

As candidaturas ao Programa de Incentivo ao Associativismo Juvenil podem ser efetuadas através do endereço eletrónico http://www.associativismo.drj.azores.gov.pt/

O Sistema de Incentivo às Associações Juvenis (SIAJ) é um sistema desenvolvido pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, para organizar novas respostas ao associativismo jovem.

Nesse sentido, o SIAJ, contribuindo para a autonomia das associações, garante ainda transparência e objetividade nos incentivos, reforçando a formação dos dirigentes, dos animadores de juventude e dos jovens, não esquecendo a importância das infraestruturas indispensáveis ao bom desenvolvimento das suas atividades.

A consciência de que o associativismo juvenil é um meio, por excelência, de exercício de cidadania e de que as associações são espaços onde se ganha o sentido de pertença a uma comunidade democrática, portadora de valores e ideais, tem norteado a conceção e definição de políticas e estratégias na área da Juventude, constituindo o incentivo ao associativismo dos jovens uma prioridade para o Governo dos Açores.


Na concretização dos objetivos definidos no Programa do Governo Regional, que preconizam uma política global e integrada de valorização da Juventude como protagonista determinante na construção do presente e do futuro, o associativismo jovem mereceu todo o cuidado na organização de novas respostas, integradas no Sistema de Incentivo ao Associativismo Jovem.


GaCS

Sem comentários: