segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Governo dos Açores empenhado na melhoria da qualidade de vida dos idosos, afirma Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores está empenhado em “contribuir para uma melhor qualidade de vida” dos idosos e das suas famílias, lembrando o novo reforço, recentemente anunciado pelo Presidente do Executivo, do valor do Complemento Regional de Pensão em dois por cento, representando, em 2014, um apoio de 25 milhões de euros.

Piedade Lalanda, que falava na abertura do encontro sobre “Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações", salientou ainda o investimento público na reabilitação de habitações, o acesso à rede de equipamentos de apoio existente em todas as ilhas e em todos os concelhos da Região, como lares e centros de convívio, de dia e de noite, bem como a “generalização do serviço de apoio ao domicílio”, que privilegia a permanência dos idosos no seus locais de referência e o combate ao isolamento.

Na sua intervenção, realçou ainda o incentivo e o apoio do Governo dos Açores a diversas iniciativas que “proporcionam a mobilidade dos idosos”, colocando transportes “ao serviço de muitas instituições de solidariedade”, promovendo um programa de turismo sénior inter-ilhas (60+) e, mais recentemente, adaptando “carrinhas de ludoteca em espaços de comunicação privilegiada para os mais idosos”, uma iniciativa que arrancou em São Jorge e que, “em breve, será estendida às ilhas das Flores e do Pico”.

Piedade Lalanda considerou também “extremamente importante fomentar o convívio intergeracional, rentabilizando equipamentos que reúnem centros de dia e ATL ou creches”.

“Não basta construir esses equipamentos lado a lado, é fundamental que se organizem práticas frequentes” de convívio entre gerações, “na partilha e cooperação”, frisou.

Para a Secretária Regional, trata de iniciativas que revelam, “sem dúvida, que as medidas desenvolvidas na Região nos últimos anos têm contribuído para o bem-estar dos idosos”.

Anexos:
2013.11.04-SRSS-WorkshopEnvelhecimentoAtivo.mp3

GaCS

Sem comentários: