segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Piedade Lalanda diz que envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações “são princípios estruturantes da ação social dos Açores”

A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou hoje que o apoio do Governo dos Açores a iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações “é um sinal claro” dos “princípios estruturantes da ação social dos Açores”, que, “em parceria com as entidades públicas e privadas, pretende continuar a incentivar”.

Piedade Lalanda, que falava, em Angra do Heroísmo, durante o workshop sobre “Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, salientou que a realização deste evento na Região “é um sinal de reconhecimento das políticas regionais dirigidas aos idosos, promotoras do envelhecimento ativo”, uma vez que permite aos Açores “a partilha de boas práticas a integrar o Livro Branco Europeu”.

“A realização de diversos workshop no país, incluindo as Regiões Autónomas, decerto irá permitir registar e apontar boas práticas”, frisou, acrescentando que destas boas práticas resultaram “projetos de sucesso que visaram a promoção do envelhecimento ativo, um conceito inovador que recupera a velha máxima do ‘vivendo e aprendendo’ ou ‘nunca é tarde para aprender’”.

Segundo Piedade Lalanda, à semelhança do que aconteceu um pouco por toda a Europa, existem também nos Açores exemplos de “projetos inovadores e experiências de sucesso, potenciadoras de uma intergeracionalidade positiva”.

“Este é, sem dúvida, o grande desafio para o século XXI”, afirmou, salientando a importância de “integrar o envelhecimento não como uma fatalidade, mas como um processo que se vive em relação e ao longo da vida”.

Para a Secretária Regional, a criação de um Livro Branco sobre o Envelhecimento Ativo e a Solidariedade entre Gerações, à semelhança do que tem sido feito em outros domínios de ação, “é um instrumento de referência, um guia de boas práticas, uma reflexão sobre projetos inovadores e, sem dúvida, deve ser um ponto de partida para novos projetos”.

Na ocasião, Piedade Lalanda recordou que o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, que se assinalou em 2012, “foi motivo para a realização na Região Autónoma dos Açores de mais de duas centenas de atividades, que contaram com a participação de cerca de 75 entidades, desde a administração pública regional e local, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Universidade dos Açores, empresas, organizações não-governamentais, associações, entre muitas outras”.

“É, por isso, motivo de orgulho para os Açores a realização deste workshop”, sublinhou a Secretária Regional, manifestando o desejo de que este encontro seja “de partilha de saberes, experiências e medidas”.

Piedade Lalanda manifestou ainda o compromisso de que o Governo dos Açores terá em consideração “as conclusões e as boas práticas que este livro sintetizar, no âmbito do planeamento de medidas e políticas vocacionadas para uma sociedade mais justa e inclusiva”.

O encontro que decorre hoje na ilha Terceira integra um conjunto de sete encontros idênticos realizados a nível nacional, incluindo um em cada uma das Regiões Autónomas.

O evento é promovido pela Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Solidariedade Social, e pela equipa de Coordenação Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e conta com o acompanhamento técnico do Centro de Estudos e Intervenção Social.

Este encontro, que visa recolher contributos para o Livro Branco do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, conta com a presença de vários peritos que, numa lógica participativa, vão definir estratégias locais e nacionais capazes de responder aos desafios do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações e, em simultâneo, identificar práticas potenciadoras de uma intergeracionalidade positiva.

Anexos:
2013.11.04-SRSS-WorkshopEnvelhecimentoAtivoLivro Branco.mp3

GaCS

Sem comentários: