segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Luís Cabral anuncia que aquisição centralizada de material clínico e medicamentos permitirá poupança superior a 500 mil euros

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que está em preparação um concurso público para a compra centralizada de material de consumo clínico e de medicamentos, que resultará numa poupança superior a 500 mil euros anuais nos três hospitais da Região.

Luís Cabral, que falava no final de uma reunião com o Conselho de Administração do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira, frisou que se conseguiu, num processo desenvolvido em conjugação com a Saudaçor, “determinar um valor que corresponde ao preço mais baixo que já é praticado por um dos hospitais”.

O Secretário Regional defendeu que este procedimento não conduzirá a qualquer penalização do comércio local, uma vez que se “está a utilizar o preço que era já era praticado num dos três hospitais”.

“O que não faz sentido é que os hospitais estejam a adquirir medicamentos e material clínico por valores diferentes, por vezes a preços que são o dobro ou o triplo”, afirmou.

Para Luís Cabral, “este é também um exemplo das vantagens que advêm do diálogo que está a ser incentivado entre as administrações das unidades de saúde”, tal como está preconizado no Plano de Ação para a Reestruturação da Saúde.

O Secretário Regional salientou, no entanto, que “o Governo pretende continuar a trabalhar com os fornecedores locais, quer por questões de logística, quer por questões de proximidade”.

“É de toda a conveniência dispormos dos materiais e dos medicamentos próximos e não estarmos condicionados aos transportes que podem, por vezes, ser incertos”, acrescentou.

“Essa proximidade com os hospitais e com os profissionais de saúde é também importante, na medida em que, deste modo, é possível demonstrar novas funcionalidades de novos produtos ou que permitam fazer o mesmo de forma mais rentável e, por isso, é sempre fundamental que haja um tecido empresarial de armazenistas local”, defendeu Luís Cabral.

O Secretário Regional da Saúde salientou ainda que “o valor que se vai poupar reverte a favor do próprio processo de aquisições e, deste modo, também contribui para acelerar os pagamentos aos próprios fornecedores".

Anexos:  
                                                                       2013.11.18-SRS-HospitalSE.mp3



GaCS

Sem comentários: