terça-feira, 19 de novembro de 2013

Luiz Fagundes Duarte espera que os Governos Regionais e da República encontrem soluções para os problemas da Educação

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura manifestou hoje, em Angra do Heroísmo, a expetativa de que os Governos Regionais e da República consigam “encontrar soluções” para os problemas que afligem o país no setor da educação.

Luiz Fagundes Duarte, que falava em Angra do Heroísmo no início de uma reunião de trabalho entre responsáveis pelo setor educativo dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira e da República, adiantou que há problemas comuns, como o abandono e o insucesso escolar, para os quais importa encontrar respostas ajustadas.

“Todos nós temos experiências diferentes, por estarmos em realidades diferentes. Experiências que têm a ver com o funcionamento das escolas, mas também com algumas ideias sobre o que deve ser a educação”, salientou.

Neste contexto, considerou ser “oportuno” que os responsáveis pelo ensino não superior a nível nacional se encontrem para “trocar experiências, verificar aquilo que, sendo diferente, deve continuar a ser diferente, mas também ajustar aspetos que são diferentes mas que não o justificam que o sejam”.

“Podemos ser diferentes sem estarmos de costas voltadas uns para os outros”, afirmou o Secretário Regional.

Neste encontro, que termina quarta-feira, além dos Secretários Regionais da Educação dos Açores, Luiz Fagundes Duarte, e da Madeira, Jaime Freitas, e os Secretários de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, participam vários responsáveis dos departamentos de educação das Regiões Autónomas e da República.

A formação contínua dos professores, o concurso e a mobilidade dos docentes, a carreira e a avaliação dos professores e as medidas de combate ao insucesso escolar e ao abandono escolar precoce são alguns dos assuntos que estarão em debate neste encontro, o primeiro que se realiza na atual legislatura entre membros dos Governos Regionais e da República com responsabilidades nas áreas da Educação.


Anexos:
2013.11.19-SRECC-ReuniãoEducação.mp3

GaCS

Sem comentários: