terça-feira, 19 de novembro de 2013

Política educativa ambiental promovida pelo Governo dos Açores já abrangeu 19 mil alunos

O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou hoje que cerca de 19 mil alunos das escolas do arquipélago estiveram envolvidos nas centenas de ações realizadas no âmbito do programa Parque Escola, que reúne toda a oferta educativa ambiental do Governo dos Açores.

O Parque Escola é um programa inserido no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores, implementado através dos nove Parques de Ilha e das redes de Centros Ambientais e de Ecotecas dos Açores, que inclui visitas de estudo, saídas de campo às Áreas Protegidas e dinamização de atividades em contexto de sala de aula.

Luís Neto Viveiros frisou que se trata de uma “aposta” nas gerações futuras que o Governo dos Açores considera estratégica, salientando que “os mais jovens são os que mais facilmente absorvem estas mensagens e são capazes de divulgá-las”.

O Secretário Regional falava em Água d'Alto, concelho de Vila Franca do Campo, no lançamento da publicação “Lia & Nicolau, a Energia Elétrica nos Açores”, um novo recurso educativo concebido pela Direção Regional do Ambiente e pelo Departamento de Educação Ambiental da Azorina, com o apoio técnico-científico da EDA.

Na sua intervenção, Luís Neto Viveiros salientou que “são evidenciadas [nesta publicação] as cautelas que devem ser tidas relativamente à utilização racional de energia”, através dos exemplos de Lia e Nicolau, personagens criadas para apresentar temas ambientais ao público infantil da Região.

Em declarações à margem da cerimónia, que decorreu nas instalações da Central Hidroelétrica da Praia (Pólo Museológico do Museu de Vila Franca do Campo) e em que participaram alunos de duas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, Luís Neto Viveiros sublinhou que todos os conteúdos são disponibilizados no endereço eletrónico (http://educarparaoambiente.azores.gov.pt).

Sem custos para os estudantes e professores, o "Kit Energia" e a nova aventura de Lia e Nicolau, incluindo propostas letivas para os professores, vão ser distribuído pelas ecotecas a todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados do 1.º Ciclo dos Açores, à semelhança do que aconteceu no anterior ano letivo com o "Kit da Biodiversidade".

Anexos:
2013.11.19-SRRN-LançamentoLivroLia&Nicolau.MP3

GaCS

Sem comentários: