quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Luiz Fagundes Duarte reafirma estabilidade do corpo docente nos Açores

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura afirmou hoje, em Ponta Delgada, que os Açores não podem, devido à diminuição da população em idade escolar, aumentar os quadros de professores.

Luiz Fagundes Duarte, que falava no final de uma reunião com mais de uma dezena de professores desempregados, adiantou que a Região tem, ao nível dos diferentes graus de ensino, um quadro de professores “estabilizado”, que responde “satisfatoriamente às necessidades do sistema educativo”.

Antes desta reunião, que teve também por objetivo a análise de dados relacionados com o ensino na Região, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, interpelado pelos jornalistas a propósito da recente divulgação do 'ranking' das escolas, considerou redutora as “seriações” que têm apenas em consideração os resultados dos exames.

Apesar dos números que "fazem pensar”, Luiz Fagundes Duarte referiu que o que preocupa o Governo “é a forma como as escolas funcionam”.

“Temos que trabalhar dentro das nossas escolas para encontrar as melhores soluções, para que as nossas crianças obtenham os melhores resultados”, frisou.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura apontou os projetos que estão já em execução, nomeadamente de apoio aos professores do primeiro ciclo ao nível das disciplina de Português e de Matemática, como meios de combater o insucesso escolar.

Os resultados desses programas de combate ao insucesso escolar não serão, no entanto, “imediatos”, advertiu Luiz Fagundes Duarte.

Anexos:
2013.11.14-SRECC-EnsinoNaRegião.mp3

GaCS

Sem comentários: