sábado, 2 de novembro de 2013

Paulo Teves destaca importância das associações açorianas no sul da Califórnia

O Diretor Regional das Comunidades destacou o trabalho desenvolvido pelas associações açorianas do sul da Califórnia na defesa dos interesses dos emigrantes açorianos, bem como o papel aglutinador que desempenham no seio das sociedades onde estão inseridas.

“Qualquer processo de emigração representa um desafio ao ser humano, pois resulta num afastamento da sua terra natal e num reinício de vida e costumes”, afirmou Paulo Teves, acrescentando que “as associações comunitárias têm, neste contexto, uma ação preponderante para atenuar a saudade, por um lado, e apoiar a integração, por outro”. 

Paulo Teves, que se encontra de visita às comunidades açorianas radicadas no estado norte-americano da Califórnia, elogiou os açorianos e seus descendentes que todos os dias estimulam “as diversas manifestações que enformam a açorianidade”.

O Diretor Regional das Comunidades iniciou a sua deslocação em Tulare, cidade onde reside uma considerável comunidade de açorianos e açordescendentes.

Nesta cidade, Paulo Teves reuniu com dirigentes e representantes de várias associações da comunidade açoriana, frisando que estas instituições “não devem ser apenas um importante espaço preservação da identidade cultural açoriana, mas também de divulgação dos Açores nas mais diversas áreas”, assumindo-se como “verdadeiras representantes dos interesses dos Açores e dos Açorianos”.

Nas cidades de Chino e Artesia, o Diretor Regional reuniu-se com dirigentes de várias associações representativas da comunidade açoriana, tendo reforçado nestes encontros a importância de um permanente contacto entre as comunidades emigradas e os Açores.

Para Paulo Teves, estas associações são “a afirmação da essência e identidade” açoriana, funcionando como “extensões insulares” para milhares de açorianos radicados na diáspora. 

O Diretor Regional das Comunidades participa hoje, em San Diego, no Fórum Civic Participation and Book Presentation: California's Portuguese Politicians, bem como na Gala Comemorativa do 22.º aniversário do Portuguese-American Leadership Council of the United States (PALCUS).



GaCS

Sem comentários: