sábado, 2 de novembro de 2013

Segurança Social dos Açores cede espaço para novas instalações da Associação de Seniores de São Miguel

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que a nova sede da Associação de Seniores de São Miguel, que será instalada num espaço cedido, a título gratuito, pela Segurança Social dos Açores, proporcionará as "condições adequadas" ao desenvolvimento das suas atividades.

O protocolo de cedência foi hoje formalizado numa cerimónia presidida por Piedade Lalanda, passando a associação a contar com uma nova sede num prédio urbano, na Rua das Laranjeiras, em Ponta Delgada.

"Esta é mais uma iniciativa que visa pôr ao serviço da sociedade civil e das suas causas associativas imóveis que são propriedade do Estado, neste caso da Segurança social, rentabilizando e reaproveitando estes imóveis”, frisou a Secretária Regional.

Com a cedência do espaço para a instalação da associação, o Executivo açoriano, através da Segurança Social dos Açores, pretende contribuir para o desenvolvimento de “mais ações de solidariedade”, salientou a Secretária Regional.

Recentemente, a Segurança Social dos Açores cedeu um outro espaço, em Ponta Delgada, à Cáritas da Ilha de São Miguel, destinado à instalação e funcionamento do centro de atividades de tempos livres.

Paralelamente à assinatura do protocolo, a Associação de Seniores de São Miguel promoveu uma confraternização alusiva à tradição do "Pão por Deus", tendo a Secretária Regional destacado este ritual que convida “à partilha e à solidariedade”.

Para Piedade Lalanda, é possível, através da recuperação desta tradição, “ensinar os mais novos a se relacionarem com a vida como um tempo que se renova, um ciclo que começa no nascimento e termina na morte, mas que encontra continuidade nas gerações seguintes”.

Nesse sentido, defendeu que “a sociedade açoriana precisa de idosos ativos, capazes de recordar à geração mais nova que todos fazemos parte deste contínuo e permanentemente renovado que é a vida”.

“É na partilha de saberes e de competências que podemos enriquecer o património humano e recuperar esta ligação perdida que o Pão por Deus nos recorda”, afirmou.

Piedade Lalanda elogiou a iniciativa da Associação de Seniores de São Miguel de escolher o "Pão por Deus" como tema de reflexão, recuperando “uma tradição”, que convida a “refletir sobre a forma como encaramos a idade, o sentido da vida, a ligação entre gerações”.

A Associação de Seniores de São Miguel conta atualmente com mais de uma centena de sócios, tendo a Secretária Regional manifestado o desejo de que a instituição continue “a ser um exemplo do que é envelhecer de forma ativa”.

Anexos:
2013.11.02-SRSS-AssociaçãoSenioresSMiguelEPãoporDeus.MP3

GaCS

Sem comentários: