segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Plano de Investimentos para 2014 prevê verba de 3,5 milhões de euros para deslocação de doentes, anuncia Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje que o Plano de Investimentos para 2014 prevê uma verba de 3,5 milhões de euros para a deslocação de doentes, frisando que este valor muito significativo deve ser dirigido “para as situações efetivamente necessárias”.

Luís Cabral, que falava no final de uma reunião com o Conselho de Administração do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira, salientou que continua a verificar-se a existência de “doentes que são deslocados para os hospitais do continente quando já existe nos hospitais da Região capacidade para as mesmas consultas e os mesmos tratamentos”.

“São situações que entraram num sistema de rotina”, frisou, acrescentando que há doentes que permanecem em consultas regulares durante anos no continente – chegaram a encontrar-se situações de 20 anos - quando a respetiva especialidade já existia há muito na Região.

O esforço que está a ser feito no sentido de chamar a atenção das pessoas e dos responsáveis pelos hospitais de que é possível fazer a mesma consulta ou o mesmo tratamento, com a mesma qualidade e com vantagem de estarem perto das suas famílias, segundo Luís Cabral, “vem também incentivar e garantir a diferenciação das unidades hospitalares”.

Os três hospitais dos Açores "necessitam dessa atividade para se afirmarem como unidades certificadas e com qualidade”, afirmou o Secretário Regional, acrescentando que esta preocupação justifica-se também “face aos investimentos que têm sido feitos em infraestruturas, em equipamentos e no recrutamento de médicos e técnicos”.

Deste modo, a verba destinada à deslocação de doentes “poderá ter uma utilidade ainda mais ampliada ao ser encaminhada para quem efetivamente precisa de um apoio financeiro num momento de fragilidade, como é o caso da doença”.

Anexos:
2013.11.18-SRS-DeslocaçãoDoentes.mp3

GaCS

Sem comentários: