sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Presidente do Governo lamenta que PSD/Açores tenha rompido consenso regional sobre RTP e RDP

O Presidente do Governo lamentou hoje que o PSD/Açores tenha rompido o consenso regional já existente sobre a necessidade de garantir que o centro de decisão da RDP e da RTP Açores fique na Região.

“Estava convencido que, até esta quinta-feira, já havia um consenso na nossa Região de assegurar nos Açores o centro de decisão da RTP/Açores”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas, questionado sobre a proposta apresentada pelo PSD/Açores, que prevê a criação de uma entidade com uma estrutura com 51 por cento da República e 49 por cento da Região.

“A questão é tão simples quanto esta: o Governo dos Açores não considera boa uma solução em que os Açorianos pagam e Lisboa manda. Desse ponto de vista, não me parece que esta solução seja boa, constituindo mesmo um retrocesso em relação ao consenso que, julgava eu, que existia”, afirmou o Presidente do Governo.

Para Vasco Cordeiro, esta componente de ter na Região o centro de decisão da RTP/Açores é absolutamente fundamental para que o serviço público de rádio e televisão possa cumprir a sua função e desenvolver as suas potencialidades.

“Não existir esse centro de decisão nos Açores é uma das razões pelas quais a RTP e a RDP/Açores têm enfrentado tantos problemas ao longo dos últimos anos”, frisou Vasco Cordeiro, para quem é claro que o “PSD/Açores rompe com este entendimento ao defender um solução em que o Estado teria 51 por cento e a Região teria 49 por cento”.

O Presidente do Governo salientou ainda que esta proposta constitui uma cópia daquilo que o Conselho de Administração da RTP pretendia para os Açores e é, aliás, o “ressuscitar de uma proposta que, em tempos, o Ministro Morais Sarmento já havia apresentado” à Região.

Em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, o Presidente do Governo recordou que o Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional assumiu o compromisso com o Governo do Açores de vir à Região e apresentar o seu entendimento sobre esta questão.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: