terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sala de Hemodinâmica em Ponta Delgada vai custar 500 mil euros, revelou Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde revelou hoje, em Ponta Delgada, que o Plano de Investimentos do Governo dos Açores para o próximo ano “prevê uma verba de 500 mil euros” para a instalação de uma nova sala de Hemodinâmica no Hospital do Divino Espírito Santo.

Luís Cabral falava aos jornalistas à saída de uma reunião com o Conselho de Administração daquela unidade de saúde, que serviu para afinar estratégicas no sentido de instalar este equipamento já no início de 2014.

“É um dos investimentos prioritários e estruturantes, quer para o hospital, quer para a Região, visto tratar-se da sala de Hemodinâmica de referência e para servir todos os doentes da Região Autónoma dos Açores”, afirmou.

Luís Cabral salientou que se trata de uma melhoria ao equipamento já existente, acrescentando que, “no fundo, é a sala que faz os cateterismos cardíacos e que permite, nas situações de enfarte do miocárdio, fazer as intervenções percutâneas, ou seja, restabelecer o fluxo sanguíneo, e o que existe é um equipamento que já está a chegar ao seu fim de vida”.

"Com a aquisição do novo equipamento, do mais moderno que há nesta área, podemos garantir o funcionamento da sala por um período de 15 a 20 anos, trazendo conforto aos doentes, frisou o Secretário Regional da Saúde, acrescentando que, "com melhor capacidade de imagem, os exames podem ser mais rápidos e os doentes ficam submetidos a menos doses de radiação".

Para os profissionais de saúde, também é fundamental este investimento face à evolução a que se tem assistido nesta área.

O Secretário Regional realçou ainda que o Hospital do Divino Espírito Santo vai necessitar de pequenas manutenções, havendo para esse fim uma verba destinada na ordem dos 300 mil euros.

A prioridade, segundo Luís Cabral, vai para “reparações a nível da estrutura do próprio edifício, designadamente a necessidade de renovação da própria rede de abastecimento de água”.

É um projeto prioritário, considerou o Secretário Regional da Saúde, já que se trata “não só de uma questão de conforto para os próprios profissionais e para os utentes, a questão da rede de águas sanitárias, mas também uma necessidade de modernização do edifício”.

No que se refere aos investimentos necessários na cozinha e na lavandaria da unidade de saúde, Luís Cabral afirmou que se está a “trabalhar com parceiros externos", salientando que, na componente da cozinha, "há um concurso público para a conceção de mais este serviço que está em curso e que poderá também incluir os melhoramentos necessários”.

Relativamente à lavandaria, Luís Cabral admitiu que há necessidade de modernização, salientando que o hospital já tem, pelo menos, duas propostas que poderão garantir a reformulação do equipamento da lavandaria, em concordância com a aceitação de um serviço também externo que permita garantir o funcionamento regular desses equipamentos.

Anexos:
2013.11.19-SRS-ReuniãoHDES.mp3

GaCS

Sem comentários: