sábado, 29 de março de 2014

Alunos do Corvo aderiram a ação de sensibilização sobre o mar e a pesca nos Açores

Uma ação pedagógica de sensibilização sobre a água, os oceanos, os recursos marinhos, a pesca e o consumo sustentável, promovida pelo Governo dos Açores no Corvo, envolveu mais de duas dezenas de alunos de vários níveis de ensino.

A iniciativa, organizada pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, em parceria com a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira e com a colaboração da Associação de Pescadores da Ilha do Corvo, integra um conjunto de ações mais vasto programado para a valorização e consumo sustentável.

Inicialmente estava prevista apenas a realização de uma sessão com o Clube do Ambiente da escola, mas, por solicitação deste Clube, foi realizada uma segunda sessão para os restantes alunos e professores daquele estabelecimento de ensino.

Este clube escolar propõe-se agora desenvolver as matérias tratadas em futuros trabalhos que vão ser realizados pelos alunos.

Cada estudante recebeu um pequeno panfleto produzido pela Lotaçor, que contém, entre outros, alguns dados sobre peixes menos consumidos mas que existem em abundância no mar dos Açores.

O aumento do seu valor comercial, por via de um maior conhecimento e interesse dos consumidores pode contribuir para uma maior diversificação das pescarias e, consequentemente, para uma pesca mais sustentável na Região, evitando-se o esforço de pesca sobre as mesmas espécies.



GaCS

Sem comentários: