sexta-feira, 28 de março de 2014

Presidente do Governo quer reforçar “parceria estratégica” com a Universidade dos Açores

O Presidente do Governo recebeu hoje o novo Reitor da Universidade dos Açores, a quem manifestou a disponibilidade do seu Executivo para reforçar a “parceria estratégica” existente entre a Região e esta instituição de ensino superior.

“O Governo dos Açores considera a Universidade dos Açores (UAç) um parceiro importante nesta tarefa de desenvolvimento da Região”, afirmou Vasco Cordeiro, após o encontro com João Luís Gaspar, que decorreu em Ponta Delgada.

Foi nessa perspetiva que o Governo apresentou à UAç a proposta para um Contrato para a Criação de Emprego e Crescimento Económico, para o qual está reservado o montante de um milhão de euros para 2014, salientou Vasco Cordeiro, que disse esperar que essa negociação fique concluída em breve, após o processo eleitoral que decorreu na instituição.

“Esse contrato significa que, por cada euro que a Universidade obtenha como receita própria, em resultado da investigação que realiza, o Governo atribui também um euro à Universidade”, recordou o Presidente do Governo, em declarações aos jornalistas.

Esta solução, de acordo com o Presidente do Executivo, constitui um contributo para que haja uma maior interação entre a Universidade e a sua investigação com o tecido empresarial do arquipélago.

Vasco Cordeiro adiantou ainda que outro aspeto abordado na audiência tem a ver com a possibilidade de se alargar a parceria entre a Universidade e a Região a outras áreas, como é caso da Educação.

O Presidente do Governo salientou também que, ao nível do apoio à tripolaridade, o seu Executivo não está condicionado pelos montantes, como se constatou no ano passado, em que mais do que duplicou o montante atribuído à Universidade, para um total de cerca de 720 mil euros.

“Há, porém, uma circunstância que deve ficar devidamente acautelada: a que título é que esses recursos são transferidos e qual o universo de necessidades que eles visam satisfazer”, frisou Vasco Cordeiro, para quem o debate sobre esse tema não pode ficar apenas centrado em saber se “é necessário mais ou menos um euro”.

Recentemente, o Conselho do Governo aprovou uma Resolução que atribuiu um apoio financeiro de 350 mil euros para o desenvolvimento da tripolaridade, contribuindo o referido auxílio para o funcionamento da Universidade dos Açores.



Anexos:

GaCS

Sem comentários: