sexta-feira, 28 de março de 2014

Passaporte do Geoparque Açores elogiado na Rede Europeia de Geoparques

O ‘Passaporte do Geoparque Açores’, uma iniciativa inédita ao nível da Rede Europeia de Geoparques, foi apresentado pelo Diretor Regional do Turismo na reunião do Comité de Coordenação desta rede, que hoje termina em Bielsa, Espanha.

“Esta iniciativa inédita no âmbito da Rede Europeia de Geoparques mereceu rasgados elogios por parte dos restantes membros”, afirmou João Bettencourt, que representou os Açores nesta reunião internacional.

Os trabalhos deste encontro incidiram sobre as ações promovidas pelos geoparques europeus no ano passado, período em que o Geoparque Açores realizou um elevado número de atividades para a preservação e promoção dos 121 geosítios existentes no arquipélago, assim como para a sensibilização da população para a importância destes locais.

A relevância do património geológico do arquipélago, o seu valor científico, cénico e educacional e, simultaneamente, a existência de uma rica biodiversidade e um assinalável património cultural levaram o Governo Regional a apostar na criação e implementação do Geoparque Açores como um projeto estruturante para a Região.

O facto de o Geoparque Açores integrar a Rede Europeia e Global de Geoparques, além de afirmar a Região na Europa e no Mundo, potencia a criação de empresas regionais e locais ligadas ao geoturismo, ao turismo de natureza, ao turismo de aventura e ao turismo rural, com o consequente desenvolvimento de novos produtos e serviços, que se querem de qualidade e num quadro de turismo sustentável.

Em outubro deste ano, o Geoparque Açores promove a realização de uma reunião internacional sobre o tema ‘Geoparques Vulcânicos’, que trará aos Açores dezenas de membros de outros geoparques que integram a rede da UNESCO.



GaCS

Sem comentários: