segunda-feira, 31 de março de 2014

Presidente do Governo anuncia investimento superior a 85 ME para aproveitar recursos energéticos dos Açores

Os Açores vão investir, nos próximos quatro anos, um montante superior a 85 milhões de euros no aproveitamento dos seus recursos endógenos, no âmbito da estratégia de reduzir a dependência energética do exterior, anunciou hoje o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro afirmou a estratégia de aproveitamento destes recursos tem gerado “bons resultados ao nível da minimização dos impactes ambientais, diminuição da dependência energética e das importações de combustíveis fósseis”, contribuindo para o equilíbrio da balança comercial regional e estimulando o desenvolvimento social e económico.

O anúncio do Presidente do Governo foi feito, em Angra do Heroísmo, na sessão de lançamento do Geothermal Azores Iceland Programme (GAIa), um projeto de energias renováveis preparado e gerido pela empresa EDA, que conta com um financiamento de cerca de quatro milhões de euros do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants.

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Indústria e Comércio da Islândia.

Este investimento superior a 85 milhões de euros, segundo Vasco Cordeiro, permitirá aumentar a percentagem de produção com base em energias renováveis dos 34,8% alcançados no fim do ano de 2013 para um valor de cerca de 53%, em 2017.

“Sabemos bem que esta é uma meta ambiciosa, que representa uma opção estratégica e que coloca os Açores na linha da frente na aposta nas energias renováveis”, frisou, acrescentando que a produção de energia, tendo por origem o potencial geotérmico, é uma “aposta que a Região quer continuar a vencer”, também na perspetiva da sua autonomia face ao exterior.

Na sua intervenção, o Presidente do Executivo realçou ainda que, desde a primeira hora, a Região assumiu o compromisso de cumprir as metas comunitárias referentes ao Programa 20/20/20, no que concerne ao aumento da penetração de energias de tipo renovável, à diminuição das emissões de gases poluentes com efeito de estufa e à redução da aquisição de produtos de origem fóssil.

Perante isso, os Açores afirmam-se hoje como um exemplo no contexto dos países e regiões comunitárias, no que concerne ao seu programa de aproveitamento de recursos endógenos para a produção de 'eletricidade verde', setor que merece um olhar mais atento das instâncias europeias, frisou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro preconizou que as regiões merecem um reconhecimento internacional do seu papel para a 'economia verde', exigindo-se da União Europeia “mais audácia na disponibilização do financiamento para que, além dos benefícios ambientais evidentes, esta economia resulte em crescimento económico e na criação de novos empregos”.

Na cerimónia hoje realizada, o Presidente do Governo dos Açores anunciou que a ilha Terceira vai dispor de uma central geotérmica piloto, num investimento de cerca de seis milhões de euros cofinanciado pelo Programa GAIa que vai permitir um acréscimo muito significativo na taxa de penetração de energias renováveis no sistema elétrico desta ilha.

“Após os trabalhos de confirmação da capacidade de produção do fluido existente no reservatório geotérmico, estão criadas as condições para se avançar, numa primeira fase, com a construção de uma central geotérmica piloto”, afirmou.

“Iniciando-se a produção de eletricidade através desta nova central geotérmica, acreditamos, caso se mantenham as características atuais de produção, que a percentagem da penetração de energias de origem renovável nesta ilha, no decurso de 2017, seja da ordem dos 32%”, salientou Vasco Cordeiro.



Anexos:


GaCS

Sem comentários: